DESCRIÇÃO

Projeto de Pesquisa Temático

Introdução
Objetivos e Descrição da Pesquisa

Sistemas de Informações Geográficas
Roteamento (Rede de Transporte)
Localização de facilidades
Operação e Gestão de Transportes
Estado da Arte e Justificativas
Resultados Atuais e Propostas
Justificativas
Bibliografia
 

Introdução

Problemas de Otimização Combinatória aparecem quando é necessário selecionar
de um conjunto discreto e finito de dados, o melhor subconjunto que satisfaz a
determinados critérios. Por exemplo, selecionar o melhor conjunto de itens
indivisíveis a serem transportados em um veículo de capacidade limitada.

Muitos problemas de Otimização Combinatória são tratados como modelos em
redes. Problemas de localização, como: instalação de postos de serviço, hospitais,
fábricas, centros de distribuição de mercadorias, armazéns, garagens, terminais, e
problemas de roteamento, como: coleta de lixo, recolhimento de produtos,
distribuição de mercadorias, transporte coletivo, dentre muitos outros, ocorrem,
tipicamente, em um espaço discreto, ou seja, em um espaço em que o número de
locais possíveis e o número de caminhos entre os locais são finitos. Em outras
palavras, muitos problemas práticos de localização e de roteamento estão
intimamente relacionados ao uso de uma rede de transporte como um espaço no
qual os "serviços" operam. Nestas redes, os nós correspondem às interseções das
vias de transporte e os arcos, representados por segmentos de reta, correspondem
os diversos caminhos que compoem tais vias.

Um fato que tem motivado os estudos na área é a intratabilidade da maioria dos
problemas de Otimização Combinatória. Até o momento não se conhecem
abordagens eficientes, em tempo de processamento e/ou memória, de solução
geral para esses problemas (Papadimitriou and Steiglitz, 1982). Tais problemas
ocorrem em várias áreas, em sistemas produtivos em geral e, em particular, na
análise de redes usando Sistemas de Informações Geográficas.

Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) integram Computação Gráfica a uma
base de dados. São poderosas ferramentas de análise e planejamento espacial. O
comércio de SIGs representa um dos segmentos que mais crescem nos Estados
Unidos, tornando-se crítica a integração de técnicas de Pesquisa Operacional
nesta tecnologia (Fischbeck, 1994). Nos SIGs, os problemas de Otimização
Combinatória aparecem combinados à análise de redes de fluxo (estradas, ruas,
canais de comunicação, dentre outros), com os algoritmos clássicos de otimização
de fluxo em redes diretamente aplicáveis. Problemas mais complexos de
localização de centros (escolas, ambulatórios, terminais de passageiros ou de
cargas, garagens de operadoras de transporte coletivo e outras facilidades
relacionadas com o transporte de passageiros ou de cargas) e roteamento de
veículos podem também ser tratados com SIGs, levando-se em conta várias
informações espaciais.

Para ilustrar, um problema cotidiano que envolve um número cada vez maior de
pessoas é a dificuldade de acesso a diferentes pontos de interesse (trabalho,
residência, serviços, lazer), especialmente em cidades de médio e grande portes.
Com respeito ao transporte de cargas as dificuldades são semelhantes. Com o
presente projeto pretende-se dar uma efetiva contribuição no tratamento de
questões como estas, relacionadas com o transporte, quer no desenvolvimento de
algoritmos para roteamento de veículos e localização de facilidades, quer na
viabilização de aplicações utilizando Sistemas de Informações Geográficas.

Objetivos e Descrição da Pesquisa

Este projeto temático visa promover e contribuir para o desenvolvimento
científico e tecnológico bem como a formação de recursos humanos e integração
de grupos de pesquisa na área de Otimização Combinatória. Seu objetivo
principal está no desenvolvimento de algoritmos eficientes para resolução de
problemas de natureza combinatória que surgem na análise de redes usando
Sistemas de Informações Geográficas.

As contribuições deste projeto para o desenvolvimento científico e tecnológico
das áreas serão feitas principalmente através da identificação e desenvolvimento
de modelos, padrões, técnicas e procedimentos que resolvam algumas classes de
problemas de otimização combinatória aplicadas à análise de redes utilizando
SIGs.

Sistemas de Informações Geográficas

O desenvolvimento de sistemas computacionais para aplicações gráficas e de
imagens vem influenciando de maneira crescente diversas áreas como cartografia,
mapeamento, análise de recursos naturais, agricultura, planejamento urbano e
regional, e transportes.

Esta tecnologia torna possível a automatização de tarefas realizadas manualmente
e facilita a realização de análises complexas, através da possibilidade de
integração de dados de diversas fontes e da criação de um banco de dados
geocodificado. Os sistemas para tal fim são denominados Sistemas de Informações
Geográficas, Sistemas de Análise Geo-Ambiental ou ainda Sistemas para
Cartografia Automatizada (Burrough, 1986).

De maneira geral, um sistema de informação consiste em uma série de operações
que compreendem desde o planejamento das observações e coleta de dados, até o
armazenamento e análise dos dados. Utilizam-se as informações resultantes para
planejamento e tomada de decisões. Por exemplo, um mapa é um tipo de sistema de
informação onde os dados foram armazenados e analisados e a informação resultante
é útil para as mais variadas aplicações.

Um Sistema de Informações Geográficas (SIG) é um sistema de informação
apropriado para trabalhar com dados referenciados através de coordenadas
geográficas. Dentro deste conceito (Burrough, 1986), define-se um SIG como:

um sistema de base de dados específico, para dados referenciados espacialmente;

um conjunto de operações para se trabalhar com os dados; e

uma ferramenta para manipular e armazenar dados não-espaciais.

O interesse principal neste projeto será a análise de redes usando as
potencialidades dos SIGs, tecnologia comprovadamente eficiente no tratamento de
informações com características espaciais. A vantagem em usar um SIG está na
habilidade de associar a cada nó, arco e polígono de arcos da rede um conjunto de
atributos que de outra maneira não estaria disponível para a análise. Além disto,
alguns algoritmos bem conhecidos, como por exemplo, para minimizar a distância
e o tempo percorridos em uma rota, estão imediatamente disponíveis. Outra
vantagem está na utilização de informações de um censo demográfico que associe
características econômicas e de população para áreas nas redondezas de cada nó
ou arco da rede.

Roteamento (Rede de Transporte)

Conhecendo-se a matriz origem e destino da demanda por deslocamentos entre as
diferentes zonas de uma cidade, pode-se utilizar algoritmos eficientes para a
definição de uma rede de transporte de passageiros, considerando os vários
modos de transporte coletivo (ônibus, metrô, etc.), de transporte individual
(automóvel, moto, bicicleta, deslocamento a pé) e as diferentes possibilidades de
integração inter e intra modal.

Os itinerários das linhas que compõem a rede de transporte de passageiros devem
ser integrados no Sistema de Informações Geográficas, juntamente com as
informações pertinentes, tais como:

extensão;

percurso médio diário, mensal, anual;

passageiros transportados por viagem, por dia, por mês;

velocidade de percurso;

índice de passageiros por quilômetro (IPK);

índice de ocupação (relação entre a ocupação de um veículo e o número de
assentos);

densidade de ocupação (relação entre a quantidade de passageiros transportados
em pé e o espaço útil reservado para tal finalidade);

taxa de ocupação (relação entre a ocupação de um veículo após sair de um
determinado ponto de parada e a sua capacidade nominal de ocupação);

ocupação crítica (quantidade de passageiros transportados no trecho de máxima
taxa de ocupação);

índice de renovação de passageiros (relação entre a ocupação total e a ocupação
crítica);

índice de cumprimento de viagens (relação entre o número de viagens
programadas e o número de viagens realizadas);

índice de oferta (relação entre a população de uma dada região e o número de
lugares ofertados por período).

Localização de facilidades

Um importante problema relacionado com uma rede de transportes de passageiros
é o da determinação da localização ótima dos pontos de parada e terminais de
integração física, além das garagens e oficinas das empresas operadoras.
Analogamente, no caso de transporte de carga deve-se determinar a melhor
localização das facilidades (entrepostos, armazéns, garagens, oficinas).

A cada facilidade (ponto de parada, terminais, garagens) localizada no Sistema de
Informação Geográfica deve estar associado um conjunto de informações
pertinentes. Para exemplificar, no caso de pontos de parada e terminais de
integração as seguintes informações são de interesse:

linhas servidas e respectivos horários;

demanda de usuários (embarque e desembarque) por linha e por horário;

equipamentos existentes (bancos, lixeiras, telefone, caixa de correio, floreiras);

facilidades existentes no entorno (farmácia, lanchonete);

tipos de abrigos;

características físicas (fotos e desenhos arquitetônico e de construção civil);

tipo de pavimentação da faixa lindeira (asfalto, concreto).

Operação e Gestão de Transportes

Recentemente, algumas cidades estão testando a utilização de microcomputadores
de bordo nos veículos que compõem a frota de transporte coletivo (formada
especialmente por ônibus), assim como empresas de transporte de cargas
(caminhões). Tais equipamentos permitem armazenar e transmitir, em tempo real,
uma série de dados coletados através de sensores e, também, de antena GPS
(Global Positionning System), que permite a determinação das coordenadas
geográficas da rota do veículo a partir de sinais emitidos por satélites. De uma
maneira geral, os dados de interesse são os seguintes:

posicionamento do veículo (GPS);

quantidade de passageiros ou de carga;

consumo de combustível e óleo lubrificante;

temperatura e rotação do motor;

utilização do freio, da embreagem e do câmbio;

vibração do veículo;

abertura da porta;

pânico e quebra (botões a serem acionados em caso de assalto, acidente, quebra).

A utilidade de toda essa gama de informação, tanto para a operação como para o
gerenciamento e planejamento dos transportes é evidente. No entanto, a quantidade
de dados gerados é muito grande e, por isso, sem um eficiente sistema de
informação dificilmente tal massa de dados será transformada em informação
possível de ser bem utilizada. Nesse sentido, deve-se utilizar as potencialidades
de um Sistema de Informações Geográficas para viabilizar um tratamento eficiente
dessa grande quantidade de dados. Deve-se criar condições que possibilitem aos
profissionais da área de operação e gestão de transportes utilizarem as
informações contidas no SIG da forma mais eficiente possível.

Portanto, o interesse neste projeto está em adaptar algoritmos clássicos e propor
novos algoritmos para roteamento de veículos e localização de facilidades,
usando as características dos SIGs, além de pesquisar a viabilidade de aplicações
típicas nessas áreas.

Estado da Arte e Justificativas

Resultados Atuais e Propostas

Problemas de Otimização Combinatória são considerados altamente complexos e
custosos do ponto de vista computacional. Em geral utilizam-se de heurísticas para
obter uma "boa" aproximação das soluções dos problemas. Muitas vezes essas
aproximações são suficientes para o propósito do usuário. Senão podem fazer
parte de métodos, considerados exatos, que encontram soluções ótimas dos
problemas. A utilização de soluções heurísticas como parte de métodos exatos tem
conduzido à solução de muitos problemas da Otimização Combinatória.

Propõe-se neste projeto, pesquisar e desenvolver Heurísticas e Métodos Exatos
para alguns Problemas de Otimização Combinatória que surgem na análise de
redes em Sistemas de Informações Geográficas.

Como proposta geral pretende-se:

Desenvolver um sistema computacional composto de uma biblioteca
de programas de ligação dinâmica para a solução de problemas de
otimização combinatória aplicáveis à análise de redes com Sistemas de
Informações Geográficas.

Os resultados específicos que já vem sendo obtidos pelos membros da equipe
estão descritos a seguir.

Os problemas de Localização de Facilidades e Roteamento estão sendo
considerados usando uma proposta recente de Heurísticas Baseadas em
Relaxações (HBR). Nas HBR cada solução relaxada é tornada viável ao problema
considerado. Uma sequência de soluções é obtida, em geral em combinação com
uma otimização por subgradientes. Seus resultados estão entre os melhores da
literatura.

Uma HBR clássica usa como relaxação a Relaxacão Lagrangeana (RL) (veja
Beasley, 1993). Em 1988, foi proposta por Lorena e Plateau (Lorena e Plateau,
1989) o uso da Relaxação "Surrogate" (RS) nas HBR. Como característica
principal das HBR baseadas em RS, obteve-se os mesmos excelentes resultados
das baseadas em LR, mas com metade do tempo computacional. Isso foi
comprovado nos trabalhos de Lorena e Lopes (Lorena e Lopes, 1994), Lorena e
Narciso (Lorena e Narciso, 1996) e recentemente em Senne e Lorena (Senne e
Lorena, 1996). Os três problemas estudados, cobertura de conjuntos, problema
generalizado de atribuição e p-medianas são problemas clássicos muito
importantes e aparecem em muitas das aplicações da área.

Outros excelentes resultados foram obtidos com o uso de metaheurísticas,
principalmente Algoritmos Genéticos, aplicadas ao problema de cobertura de
conjuntos (veja Lorena e Lopes, 1995).

O Dr. Edson Luiz França Senne, no período de 1980 a 1988, participou como
pesquisador do Laboratório de Computação e Matemática Aplicada (LAC) do
INPE, quando desenvolveu trabalhos de pesquisa sobre problemas de localização
com Acioli Antonio de Olivo (Olivo e Senne, 1987; Olivo e Senne, 1988; Senne
and Olivo, 1992; Senne e Olivo, 1992) e com Luiz Antonio Nogueira Lorena
(Marengoni et al., 1989a, 1989b; Lorena et al., 1991a, 1991b). Nos últimos anos,
o Professor Senne vem desenvolvendo pesquisas vinculadas ao desenvolvimento
de ferramentas para suporte a processos de tomada de decisão na linha de
Ambientes de Inteligência Artificial para Modelagem em Redes (Senne, 1995). De
janeiro de 1994 a janeiro de 1995, o Professor Senne esteve trabalhando como
pesquisador visitante junto ao Grupo de Programação Matemática do
Departamento de Matemática e Estatística da Brunel University, Inglaterra. Neste
estágio de pós-doutoramento, atuou juntamente com o Dr. Cormac Lucas em
projeto relativo a Ambientes de Modelagem em Programação Linear (Senne and
Lucas, 1994; Marchezan et al., 1995; Senne et al., 1996), e com o Dr. Fernando
Marins e o Dr. Kenneth Darby-Dowman em projeto de Algoritmos para Redes
Lineares por Partes (Senne et al., 1994; Marins et al., 1994; Marins et al., 1995a,
1995b, 1995c). Mais recentemente, o Professor Senne vem continuando a atuar
com o Dr. Luiz Antonio Nogueira Lorena, do INPE, no desenvolvimento de
algoritmos eficientes para problemas de localização (Senne and Lorena, 1996).

O Dr. Edgard Dias Batista Jr. vem prestando serviços de assessoria à Secretaria
de Transportes da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, na área de
Planejamento de Transportes, desde março de 1994 e, recentemente, assessorou a
Promotoria Pública da Comarca de Guaratinguetá, acerca da Tarifa de Transporte
Público. Produto de suas pesquisas e serviços de assessoria publicou vários
trabalhos relacionados com o tema da pesquisa proposta.

Pretende-se neste projeto integrar aos SIGs os algoritmos heurísticos de
localização desenvolvidos nos trabalhos do Dr. Luiz Antonio Nogueira Lorena e
do Dr. Edson Luiz França Senne, especificamente para problemas de p-medianas,
localização não-capacitada e localização capacitada. Contando com a experiência
do Dr. Edgard Dias Batista Jr., pretende-se também desenvolver novos algoritmos
e adaptar algoritmos clássicos de bom desempenho para problemas de roteamento,
integrando-os aos SIGs, visando desenvolver aplicações na área de planejamento
e transporte urbano.

Pretende-se continuar com o uso da combinação HBR/RS para outros problemas
da área (caixeiro viajante), bem como formalizar a teoria como tese de doutorado
de Marcelo Gonçalves Narciso, orientada por Luiz A. N. Lorena. Também
pretende-se contar com a cooperação do professor Roberto Galvão da COPPE e
de outros pesquisadores envolvidos com o tema. Pretende-se ainda integrar ao
projeto, alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado para explorar os
temas.

Justificativas

Este projeto é justificável também pela oportunidade que teremos de integrar e
consolidar os grupos de pesquisa no estado de São Paulo que já vêm atuando e
desenvolvendo trabalhos na área de localização e roteamento.

Este projeto também é justificável do ponto de vista de formação de recursos
humanos. Pretendemos treinar profissionais que venham a se integrar aos atuais
grupos de pesquisa no futuro ou que serão absorvidos pelo mercado brasileiro
onde disseminarão o conhecimento adquirido que certamente será de grande valia
para a indústria nacional. Já dispomos de alguns alunos de graduação e
pós-graduação que cooperam no desenvolvimento de pesquisas ligadas a esta área
e pretendemos ampliar este número de alunos durante o projeto. Promoveremos
também a integração e interação de alunos do INPE e FEG, via correio eletrônico.

Bibliografia

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