PRINCIPAIS
RESULTADOS ALCANÇADOS NO 2o ANO
Principais resultados alcançados no 2º
ano:
A apresentação dos resultados no
período está dividida em três itens:
-
Pesquisa e orientação,
-
Integração de algoritmos de localização
e roteamento aos SIGs e
-
Aplicação e coleta de dados.
Resultados:
Pesquisa e orientação
Problemas de Localização de Facilidades
-
A relaxação Lagrangeana/surrogate foi
aplicada com sucesso aos seguintes problemas de localização
de facilidades: p-medianas, localização capacitado e não-capacitado,
em cooperação entre os pesquisadores Luiz A. N. Lorena e
Edson L. F. Senne. Um trabalho foi aceito para publicação
em revista internacional e outro submetido para publicação.
Os resultados de trabalhos anteriores sobre p-medianas foram sensivelmente
melhorados, com a introdução de um algoritmo de localização-alocação
alternada, usado para viabilizar soluções duais no processo
de otimização por subgradientes.
-
Algoritmo Genético Construtivo (AGC)
proposto na tese de doutorado de João Carlos Furtado foi aplicado
aos problemas de
clustering: p-medianas, p-medianas capacitado e
particionamento de grafos capacitados. Um trabalho foi submetido para publicação
em revista internacional. Trabalhos foram apresentados em congresso internacional
e nacional.
-
A aluna Helena Kiyoka Kobayashi realizou trabalho de Iniciação
Científica (orientação conjunta de Luiz A N. Lorena
e Geraldo Ribeiro Filho) sobre o assunto: Implementação e
Análise do Problema das p-medianas usando Algoritmo Genético
Construtivo. O algoritmo proposto na tese de J. C. Furtado, foi programado
em JAVA, proporcionando a usuários de Internet testar on-line
a aplicação do AGC para problemas definidos na tela do computador.
O trabalho da Helena foi indicado como melhor trabalho apresentado na sessão
de Ciências Exatas e Tecnologia durante a apresentação
oral do I Congresso de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UMC)
realizado na Universidade de Mogi das Cruzes (veja: http://matter.ccet.umc.br/~helena/AGC.html).
-
O AGC está sendo aplicado na tese de doutorado
de Reinaldo G. Arakaki (com orientação de Luiz A N. Lorena)
para uma fase de clustering, existente no problema clássico
de roteamento de veículos, onde o problema é tratado como
um problema de localização (p-medianas capacitado).
Novos problemas de localização estão
sendo considerados para futuras pesquisas, como o de máxima cobertura,
de localização de hubs (p-hub), e outros. Deseja-se
fazer uma distinção entre as aplicações para
setor público e privado, como é comum nas aplicações
da área. Pretende-se aplicar o AGC e heurísticas duais
(Lagrangeana/surrogate) aos problemas identificados.
Problema de roteamento de veículos e transportes
Roteamento de veículos:
-
O problema de roteamento de veículos tem sido tratado
através do AGC para o problema clássico de um depósito
e possíveis extensões. O aluno de doutorado Reinaldo Arakaki
vem modelando e implementando o AGC para os problemas, e resultados
preliminares serão apresentados em sua defesa preliminar (prevista
para o início de junho/99).
-
Um problema clássico, relacionado ao roteamento de
veículos, usado na fase de clustering é o Problema
Generalizado de Atribuição (PGA). A aplicação
da relaxação Lagrangeana/surrogate ao PGA resultou em resultados
excelentes com grande economia de tempo computacional, principalmente para
a Decomposição Lagrangeana. Um artigo publicado em revista
internacional (autores Marcelo G. Narciso e Luiz A N Lorena) confirma esses
resultados para uma grande amostra de instancias.
-
Está sendo desenvolvida em cooperação
entre os pesquisadores Luiz A N. Lorena, Marcelo G. Narciso e John Beasley
(Imperial College) uma aplicação do AGC para o PGA.
Os resultados obtidos são muito bons quando comparados a aplicação
de Algoritmos Genéticos clássicos. Pretende-se apresentá-los
em congresso internacional e revista internacional.
-
Foi submetido para revista internacional (autores Luiz A
N. Lorena e Marcelo G. Narciso) um resultado da tese de doutorado de Marcelo
Narciso: uma aplicação da relaxação Lagrangeana/surrogate
ao problema simétrico do Caixeiro Viajante. Neste trabalho o método
usual de subgradientes e´ melhorado usando as informações
locais da relaxação surrogate . Este trabalho também
está aceito para apresentação no IFORS´99, a
ser realizado na China em agosto de 1999.
-
O aluno de iniciação científica Rudini
Menezes Sampaio (orientado do Dr. Horacio Hideki Yanasse) desenvolveu projeto
de iniciação científica e que resultou em seu trabalho
de graduação, concluído em dezembro de 1998, implementando
algoritmos em redes já tradicionalmente conhecidos na literatura:
menor caminho, árvore de cobrimento mínimo, matching, ciclo
euleriano, conectividade, carteiro chinês, heurística baseada
no 2-opt para o caixeiro viajante no espaço euclidiano. Desenvolveu
também uma interface para a visualização do grafo
e execução passo a passo de alguns destes algoritmos. Cabe
salientar que o trabalho de graduação do aluno Rudini, baseado
neste desenvolvimento feito, foi premiado como o melhor de sua divisão
no ano de 1998. O bolsista PIBIC Ralph Antonio Martin Castilho iniciou
estudos a partir de março de 1999 para tentar integrar, a título
de experiência, aprendizado e comparação, os algoritmos
desenvolvidos pelo Rudini aos SIGs.
Problemas de transportes:
-
Algoritmos para o problema de dimensionamento de rede de
linhas de transporte urbano de passageiros foram desenvolvidos no Trabalho
de Graduação realizado pelo aluno Rubens Seitz, sob a orientação
dos professores Edgard Dias Batista Jr. e Edson L. F. Senne. Os algoritmos
determinam, a partir da matriz origem-destino das viagens, o itinerário
das linhas e os intervalos entre partidas ("headway"), nos horários
de pico e entre-picos, de modo a satisfazer a demanda.
-
O problema da gestão de pontos de parada de uma rede
de transporte coletivo está sendo tratado num trabalho de Iniciação
Científica realizado pela aluna Cynthia Dias Lacerda, sob a orientação
do professor Edgard Dias Batista Jr.. Nesse trabalho está sendo
desenvolvido um modelo para possibilitar o gerenciamento de pontos de parada
de um sistema de transporte coletivo. Todas as informações
pertinentes (situação dos equipamentos existentes, linhas
servidas, características da população usuária,
localização, etc.) são cadastradas em um SIG e, assim
sendo, acessadas de maneira amigável.
Problemas relacionados
Problema de rotulação de pontos:
-
A aluna Missae Yamamoto estudou em sua dissertação
de mestrado (orientação conjunta de Luiz A N. Lorena e Gilberto
Câmara) um problema de Otimização Combinatória
que surge na confecção automática de mapas usando
SIGs. O problema é conhecido como rotulação de pontos.
Basicamente o problema é o de escrever rótulos em pontos
(nomes de cidades,...) de forma clara e evitando conflitos entre rótulos
(não podem ocupar o mesmo espaço). O problema foi modelado
e resolvido usando busca tabu, tendo sido obtidos resultados melhores que
os da literatura para um conjunto padrão de dados. Seu trabalho
foi submetido e aceito para apresentação no MIC´99
- III Metaheuristics International Conference. Também deve ser apresentado
no GISBRASIL´99. Uma versão foi submetida para publicação
em revista internacional.
Problema da coloração de grafos:
-
O aluno Geraldo Ribeiro Filho está trabalhando em
sua tese de doutorado (orientação de Luiz A N. Lorena) com
a aplicação do AGC ao problema da coloração
de grafos. Trata-se de um problema clássico de grande importância.
Os resultados de sua dissertação de mestrado foram em muito
melhorados. O problema apresenta várias aplicações
que podem estar relacionadas as áreas do projeto (pode ser visto
como um problema de clustering). O aluno Geraldo Ribeiro Filho vai
apresentar sua defesa preliminar em junho de 1999. Um trabalho derivado
da tese está aceito para apresentação no congresso
internacional IFORS´99.
Problema da formação de células de
manufatura:
-
Na tese do aluno Geraldo Ribeiro Filho também está
sendo estudado a aplicação do AGC ao problema da formação
de células de manufatura em ambientes de produção.
Máquinas que processam tarefas são agrupadas em células
com o objetivo de tornar a produção mais eficiente. Trata-se
também de um problema clássico com grande aplicação
prática. Na formulação do AGC usa-se a relação
com o problema das p-medianas, com uma medida de distância apropriada.
Trabalhos foram apresentados em congresso internacional e nacional.
Problema da Precipitação em uma Bacia Hidrográfica:
-
O aluno Fernando Teixeira Santos Bianchini, bolsista de Iniciação
Científica, sob a orientação do professor Edgard Dias
Batista Jr., está desenvolvendo um modelo para possibilitar o estudo
dos efeitos da chuva numa bacia hidrográfica ao longo do tempo.
Tais algoritmos serão implementados no SIG, aproveitando as potencialidades
de uma base de dados referenciados espacialmente.
Clustering - Percorrimento de arcos em grafos:
-
Dr. Horacio Hideki Yanasse (conjuntamente com alunos de mestrado
e doutorado) concentrou sua pesquisa no estudo do problema de minimização
do número máximo de pilhas abertas (MOSP) em torno de uma
serra. Como já observado anteriormente, este problema foi colocado
na forma de um problema de percorrimento de arcos em um grafo [1]. Ele
está também relacionado com o problema de espalhamento de
ordem (que é um problema de clustering) e o problema de minimização
de descontinuidades na produção (que é equivalente
a um problema do caixeiro viajante). Recentemente, mostramos que este problema
é equivalente ao Gate Matrix Layout que surge no projeto de circuitos
VLSI. Alguns resultados obtidos no estudo deste problema foram:
-
Desenvolvimento de novos limitantes inferiores e superiores
para o MOSP;
-
Identificação de novas propriedades e melhorias
no esquema enumerativo para o desenvolvimento de métodos exatos
mais eficientes para a solução do problema;
-
Casos particulares do problema, resolvidos em tempo polinomial;
-
Resultados teóricos sobre a complexidade do MOSP e
problemas relacionados.
Integração de algoritmos de localização
e roteamento aos SIGs
A integração de algoritmos para problemas
de localização foi iniciada considerando o problema mais
estudado pelo grupo, o problema das p-medianas, e dentre os SIGs adquiridos,
o considerado de mais fácil aprendizagem, o ArcView.
-
O aluno de iniciação científica Alex
Adriano Pinto (orientado do Prof. Edson L. F. Senne) adaptou uma script
do
ArcView para realizar a sua comunicação com o código
executável
pmedian.exe , compilado na linguagem C e que aplica
a heurística
Lagrangean/surrogate de Senne e Lorena (Senne,
E. L. F. and Lorena, L. A. N. Lagrangean/surrogate heuristics for p-median
problems).
-
A bolsista (PCI-CNPq) Solange P. B. Marcondes melhorou a
script
inicial e apresentou um guia de aplicação do algoritmo de
p-medianas no ArcView, para possíveis usuários. A nova script
,
o programa executável e o guia estão disponibilizados via
Internet na página do projeto (http://www.lac.inpe.br/~marcos/indexARSIG.html).
Por enquanto as distâncias consideradas não levam em conta
a rede urbana, usa-se somente um tema de pontos, com distâncias Euclidianas.
Desde o início do projeto pretendeu-se a integração
dos algoritmos ao sistema SPRING, um SIG completo em desenvolvimento no
INPE. Porém uma dificuldade inicial foi que o módulo de redes
no SPRING se encontrava em estado embrionário. Com o retorno do
doutorado do pesquisador João Argemiro C. Paiva, foi iniciada a
integração do mesmo software para problemas das p-medianas
no SPRING. Na versão atual, as distâncias podem ser Euclidianas
ou considerar características da rede urbana. Também alguns
algoritmos relacionados a transportes e roteamento foram implementados.
Basicamente os algoritmos de Djkstra e Floyd, para calcular caminhos mínimos
em um grafo. Algumas possíveis aplicações estão
assinaladas. Uma nova versão do SPRING está para ser lançada
no GISBRASIL´99, já incluindo a versão beta do módulo
de redes. Deve estar disponível na Internet em julho de 1999.
Aplicações e coleta de dados
Dados:
-
Parte dos dados em uso foram cedidos por Alberto Aguiar,
professor da UNIVAP. São referentes ao município de São
José dos Campos. Estão divididos em temas do ArcView, onde
são representadas as quadras do município e os logradouros
de uma região central. Esses serviram para os testes de integração
dos algoritmos de localização e roteamento.
-
O aluno de iniciação científica Cezar
Augusto Zocaratto (orientado do Prof. Edson L.F. Senne) explorou as possibilidades
de armazenamento e recuperação de dados geo-codificados no
ArcView. Foi conseguido junto à Secretaria de Planejamento da Prefeitura
Municipal de Guaratinguetá um mapa do perímetro urbano da
cidade (desenvolvido inicialmente em AutoCad). Conseguiu-se também
junto ao Departamento de Engenharia Civil da Unesp - Campus de Guaratinguetá
fotos aéreas do perímetro urbano da cidade de Guaratinguetá.
Esses dados, além da relação de quadras da cidade
de Guaratinguetá (perímetro urbano) foram introduzidos no
ArcView e são a base de uma aplicação em transporte
coletivo urbano que vem sendo desenvolvida com orientação
do Prof. Edgard Dias B. Júnior.
-
O professor Edgard Dias Batista Jr. realizou com a colaboração
de alunos da FEG uma coleta de dados no município de Guaratinguetá
relacionados com a rede de transporte coletivo. Especificamente, foram
coletados dados acerca das linhas de ônibus e dos pontos de parada,
incluindo também um levantamento de embarques e desembarques, por
linha, em cada ponto de parada. Tais alunos também colaboraram na
digitação dos dados coletados, para incluí-los no
SIG (ArcView).
Veja anexo relatos acerca da coleta e cadastramento
de dados, especificando problemas encontrados, os questionários
usados, a evolução do conhecimento acerca de problemas de
transportes obtida durante o processo de coleta. Esses dados e o mapa digitalizado
estão disponibilizados na página do projeto (http://www.lac.inpe.br/~marcos/indexARSIG.html)
em conjunto com um guia explicativo.
-
Adquirimos ainda os dados socio-econômicos fornecidos
pelo IBGE, referentes ao censo de 1996. Pretende-se usá-los em futuras
aplicações.
Aplicações:
-
Os dados coletados acerca das linhas de ônibus e dos
pontos de parada existentes em Guaratinguetá serão utilizados
para possibilitar uma análise comparativa dos resultados obtidos
a partir dos algoritmos de localização dos pontos de parada
com a realidade. Assim sendo, pode-se gerar soluções alternativas
visando otimizar a localização dos pontos de parada.
-
Com os dados espaciais e sócio-econômicos obtidos
referentes à cidade de São José dos Campos e a integração
do algoritmo de localização-alocação desenvolvido,
ao SIG ArcView, será implementada uma base de dados com quantidade
maior de informações, proporcionando a utilização
de diferentes critérios importantes no apoio à decisão,
quando se trabalha com ferramentas de localização e roteamento,
como por exemplo, estimar e localizar espacialmente a demanda por escolas
em bairros de uma cidade.