Ao longo de todo o projeto, será enfatizado o aspecto de integração com ferramentas externas já existentes ou em desenvolvimento. A idéia básica é evitar a duplicação de esforços em tarefas previamente equacionadas, e canalizar os recursos utilizados no sentido de uma concreta contribuição científica, tanto sob a forma de desenvolvimentos inéditos, como na construção de infraestruturas mais poderosas que aquelas atualmente disponíveis.
Concretamente, pretende-se disponibilizar os frutos deste projeto para outros grupos nacionais que estejam trabalhando no desenvolvimento de compiladores. Tais compiladores poderiam, por exemplo, através de parâmetros opcionais indicados pelo usuário, instrumentar automaticamente o programa durante o processo de compilação. Dentre as opções disponíveis, destacam-se as de instrumentar chamadas de subrotinas, início e final de laços, trocas de mensagens, etc. Através da manipulação apropriada de informações disponíveis durante a compilação, é possível estabelecer uma associação direta entre os dados de desempenho observados e segmentos do programa fonte original [7][8].
Todos os dados de desempenho gerados pelo sistema estarão, inicialmente, num formato compatível com o padrão Self-Defining Data Format - SDDF [9]. Isto permitirá sua utilização imediata em programas de análise e visualização de desempenho já disponíveis, tanto no meio acadêmico (Pablo [10]) como a nível comercial. Caso seja necessária, a conversão para outros formatos pode ser facilmente implementada utilizando-se rotinas de manipulação existentes.
Está prevista ainda a incorporação deste novo sistema híbrido ao conjunto de ferramentas para observação de desempenho do sistema Pablo.