OTIMIZAÇÃO COMBINATÓRIA

EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ASSISTIDOS POR COMPUTADOR - FASE II

(OC-SIAC 2)



 
 
 
 
 
 
 

Ref.: Bolsa de Produtividade

em Pesquisa

para

Luiz Antonio Nogueira Lorena

lorena@lac.inpe.br

http://www.lac.inpe.br/~lorena


 
 
 
 
 
 
 

1. Introdução
 
 

O projeto OC-SIAC (Otimização Combinatória em Sistemas de Informação Assistidos por Computador) foi aprovado em julho de 1996 pelo CNPq, área de Engenharia de Produção/Pesquisa Operacional, recebendo o número CNPq 520844/96-3. .
 
 

Nesta segunda fase do projeto, denominada OC-SIAC 2, objetivo maior será o de continuar a pesquisa e desenvolvimento de algoritmos eficientes para problemas de Otimização Combinatória que ocorrem em alguns Sistemas de Informação Assistidos por Computador. Outros objetivos estão na formação de recursos humanos e pesquisa e desenvolvimento conjunto com outros colegas pesquisadores da área. Um objetivo complementar será o de basear nossos procedimentos com a participação e/ou coordenação em quatro projetos temáticos nas áreas correlatas ao projeto. Neste caso decidiu-se pela continuação apenas pedindo a renovação da bolsa de produtividade e pesquisa de Luiz Antonio Nogueira Lorena. Os recursos necessários para a execução do projeto OC-SIAC 2 estarão cobertos pelos projetos temáticos acima referidos.
 
 

Os sistemas que estão sendo estudados são os seguintes:
 
 

- Sistemas Flexíveis de Manufatura,

- Sistemas de Informações Geográficas, e

- Sistemas Automáticos para Cortes e Empacotamento.
 
 

Problemas de Otimização Combinatória aparecem quando temos que selecionar de um conjunto discreto e finito de dados o melhor subconjunto que satisfaz a determinados critérios. Por exemplo, selecionar o melhor conjunto de itens indivisíveis a serem transportados em um veículo de espaço e capacidade limitados. Um fato que tem motivado os estudos na área é a intratabilidade da maioria dos problemas de Otimização Combinatória. Até o momento não se conhecem abordagens eficientes, em tempo de processamento e/ou memória, de solução geral para esses problemas.
 
 

Tais problemas ocorrem em várias áreas, em sistemas produtivos em geral, e em particular nos sistemas citados. A seleção das áreas de aplicação obedeceu aos seguintes critérios:
 
 

- Atualidade dos temas,

- Experiência teórica adquirida,

- A interdependência entre os temas, e

- Uso comum de automação assistida por computador.
 
 

Alguns dos problemas de otimização combinatória encontrados nas tres áreas são considerados clássicos, tais como: mochila, cobertura de conjuntos, "clustering", "scheduling" e outros. Nos interessamos pelos problemas citados, mas também, e principalmente pelos específicos das aplicações.
 
 

Sistemas Flexíveis de Manufatura (SFM) podem ser definidos como um conjunto de máquinas ligadas por um sistema flexível de manipulação de material (em geral robot ou veículos de guiagem automática), todos controlados por um sistema computacional (Kusiak, 1990). São fartos em problemas de "clustering" e "scheduling", também em problemas de "layout". Aqui porém são tratados obedecendo a aplicação específica, produzindo mesmo problemas novos que não existiam até recentemente, tais como a otimização do "scheduling" combinado com a seleção de partes a serem manufaturadas (Crama, 1995).
 
 

Sistemas de Informações Geográficas (SIG) integram Computação Gráfica a uma base de dados. São poderosas ferramentas de análise e planejamento espacial. O comércio de SIGs representa um dos segmentos que mais crescem nos Estados Unidos, tornando-se crítica a integração de técnicas e filosofia da Pesquisa Operacional nesta tecnologia (Fischbeck, 1994). Os problemas de Otimização Combinatória aparecem combinados à análise de redes de fluxo de dados (estradas, ruas, canais de comunicação, e outras), representados por segmentos de linha. Os algoritmos clássicos de otimização de fluxo em redes são diretamente aplicáveis. Problemas mais complexos de localização de centros (escolas, ambulatórios, e outros) e roteamento de veículos podem também ser tratados levando-se em conta várias informações espaciais.
 
 

Sistemas Automáticos para Cortes e Empacotamento apresentam problemas relacionados a determinação de padrões de corte (empacotamento) de unidades de material (objetos) de modo a produzirem (comporem) um conjunto de unidades menores (itens), satisfazendo a determinadas restrições. Dependendo do tipo de objeto (barra, placas, caixas, e outros) temos os chamados problemas unidimensional, bidimensional, tridimensional e outros. Tais sistemas se beneficiam muito de processos automatizados, como maquinas de controle numérico e sistemas CAD para cortes irregulares. Aqui também vários problemas clássicos da otimização combinatória aparecem, tais como, mochila, cobertura de conjuntos e outros. Os problemas específicos da área são propícios ao uso de heurísticas.
 
 
 
 

2. Objetivos e Descrição da Pesquisa
 
 

Este projeto visa promover e contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico bem como a formação de recursos humanos na área de Otimização Combinatória. Seu objetivo principal está no desenvolvimento de algoritmos para resolução de problemas de natureza combinatória que surgem em alguns Sistemas de Informação Assistidos por Computador (SIAC).
 
 

Optou-se por contemplar três sistemas para a pesquisa: Sistema Flexíveis de Manufatura (SFM), Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e os Sistemas Automáticos para Cortes e Empacotamento (SACE). Os sistemas escolhidos para compor a pesquisa foram os que consideramos relevantes em termos de aplicação prática e nos quais acreditamos poder contribuir para o estado-da-arte, com resultados que serão de interesse para as comunidades científicas nacional e internacional. Outro aspecto levado em conta foi a atualidade dos temas e sua vinculação ao uso de processos totalmente assistidos por computador.
 
 

As contribuições deste projeto para o desenvolvimento científico e tecnológico das áreas serão feitas principalmente através da identificação e desenvolvimento de modelos, padrões, técnicas e procedimentos que resolvam algumas classes de problemas de otimização combinatória.
 
 
 
 

2.1. Sistemas Flexíveis de Manufatura
 
 

Em ambientes automatizados de manufatura, modelos de planejamento e sequenciamento da produção exibem várias características que diferem dos sistemas tradicionais de produção. Por exemplo, sistemas automatizados apresentam freqüentemente restrições de ferramentas, que refletem a possibilidade de uma máquina usar diferentes ferramentas para executar operações sucessivas, considerando os limites impostos pelo tamanho do magazine de ferramentas. Em geral, estes modelos levam em conta também a participação de sistemas flexíveis para manipulação de materiais, cujas atividades devem ser sincronizadas com as operações de máquina visando a otimização de utilização do sistema.
 
 

Vários problemas interessantes de otimização combinatória surgem neste ambiente (veja Crama (1995) para uma descrição detalhada de alguns desses problemas). Estaremos interessados em três problemas relacionados e que levam em conta a restrição de ferramentas para uma ou mais máquinas de uma célula de manufatura. Os problemas são:
 
 

- Problemas de grupamento ("batch") de partes : Formação de grupos de partes (tarefas) com características (ferramentas) comuns, de forma que possam ser processadas diretamente sem interrupções (troca de ferramentas). Restringe-se a análise ao período entre sucessivas trocas de ferramentas. O objetivo está em selecionar um "melhor" agrupamento das partes;
 
 

- Problemas de grupamento de partes e ferramentas: O problema geral que ocorre é o de processar o conjunto todo de partes o mais eficientemente possível. Uma maneira de satisfazer este critério será o de encontrar uma partição das partes em número mínimo de grupamentos. De forma equivalente, pode-se interpretar como a busca pelo menor número de instantes em que ocorre uma ou mais trocas de ferramentas. Este objetivo é razoável nos casos da existência de dispositivos automáticos de troca de ferramentas que podem trocar um conjunto de ferramentas ao mesmo tempo;
 
 

- Problemas de troca de ferramentas: Em algumas situações o número de trocas de ferramentas no processo se apresenta como uma medida de performance mais apropriada que o número de instantes de troca. É o caso de quando o tempo de "setup" é proporcional ao número de trocas de ferramentas.
 
 

Os três problemas aparecem muito bem descritos em Crama (1995), que salienta suas dificuldades (são em geral NP-hard) e as principais abordagens na busca de soluções.
 
 

Nesta segunda fase do projeto, além dos problemas citados estaremos interessados em estudar os problemas que aparecem na formação de células de manufatura, no contexto da teoria de grupos, que aparecem descritos no trabalho de Heragu (1994).
 
 
 
 

2.2. Sistemas de Informações Geográficas
 
 

O desenvolvimento de sistemas computacionais para aplicações gráficas e de imagens vem influenciando de maneira crescente diversas áreas como cartografia, mapeamento, análise de recursos naturais, agricultura, planejamento urbano e regional.

Esta tecnologia torna possível a automatização de tarefas realizadas manualmente e facilita a realização de análises complexas, através da possibilidade de integração de dados de diversas fontes e da criação de um banco de dados geocodificado. Os sistemas para tal fim são denominados Sistemas de Informação Geográficas, Sistemas de Análise Geo-ambiental ou ainda Sistemas para Cartografia Automatizada.

Um sistema de informação consiste em uma série de operações que compreendem desde o planejamento das observações e coleta de dados, até o armazenamento e análise dos dados. Utilizam-se as informações resultantes para planejamento e decisões. Por exemplo, um mapa é um tipo de sistema de informação onde os dados foram armazenados e analisados e a informação resultante é útil para as mais variadas aplicações.

Um Sistema de Informações Geográficas (SIG) é um sistema de informação apropriado para trabalhar com dados referenciados através de coordenadas geográficas. Dentro deste conceito, define-se um SIG como:

- Um sistema de base de dados específico, para dados referenciados espacialmente;

- Um conjunto de operações para se trabalhar com os dados e

- Uma ferramenta para manipular e armazenar dados não-espaciais.

Estaremos interessados principalmente na análise de redes usando as potencialidades dos SIG. Ruas (ou estradas, canais de comunicação e outros) são representados através de segmentos de linhas ligados entre si formando uma rede. A vantagem em se usar um SIG está na habilidade de se associar a cada arco na rede um conjunto de atributos que de outra maneira não estaria disponível para a análise. Por exemplo, as opções padrões de minimizar a distância e tempo percorridos em uma rota estão imediatamente disponíveis. Entretanto, usando informações de um censo demográfico, será possível usar características econômicas e de população para uma área nas redondezas de cada arco.
 
 

Nosso interesse está em adaptar algoritmos clássicos e propor novos algoritmos para roteamento de veículos e localização de facilidades, usando as características dos SIG.
 
 
 
 

2.3. Sistemas Automáticos para Cortes e Empacotamento
 
 

Cortes e empacotamentos de materiais constituem componentes importantes na formação do custo final dos produtos, e claramente, qualquer redução de custo é sempre interessante neste cenário econômico competitivo atual. Temos interesse em disseminar os resultados obtidos, capacitando as indústrias nacionais que tradicionalmente usam ferramentas automáticas para embalagem e corte, metalúrgicas, madeireiras, etc.
 
 

Os tópicos principais a serem estudados são:
 
 

- Problemas de sequenciamento de padrões de corte e empacotamento: Uma possível maneira de resolver este problema é modelá-lo como um problema de programação matemática e explorar sua estrutura. Outra alternativa é desenvolver um método de busca de soluções com as mesmas propriedades que as soluções ótimas devem satisfazer. Problemas de minimização de trocas de ferramentas no contexto de SFM estão diretamente relacionados com esse problema;
 
 

- Problemas de cortes guilhotinados: Cortes tipo guilhotina são os mais comuns na indústria e também os mais estudados. É o problema de combinar um numero limitado de retângulos dados de forma a preencher um (ou mais) retângulo (s) maior (es), sem sobreposição, com a menor perda possível. Pretende-se continuar o desenvolvimento de novas heurísticas para o problema usando abordagem de grafos e algoritmos genéticos.
 
 
 
 
 
 
 
 

3. Resultados do Projeto OC-SIAC
 
 

Principais resultados obtidos (por área)
 
 

Sistemas Flexíveis de Manufatura
 
 

Resultados:
 
 

Tese de doutorado:

Arthur Tórgo Gómez Curso: Computação Aplicada no INPE

Orientador: Dr. Luiz Antonio N. Lorena

Apresentada em dezembro de 1996.
 
 

Resumo:

Os problemas de grupamento de partes, grupamento de partes e ferramentas e o de troca de ferramentas foram tratados propondo novas versões da metaheurística "busca tabu" para a solução dos problemas.
 
Trabalhos submetidos para publicação:
 
  Gomez, A. T. and Lorena. L A. N., Modelagem de sistemas de manufatura flexíveis considerando restrições temporais e a capacidade do magazine. Submetido para publicação na revista Gestão & Produção, em 10/11/97.
 
Trabalhos apresentados em congressos:
 
  Gomez, A. T. and Lorena. L A. N., Modelagem de sistemas de manufatura flexíveis considerando restrições temporais e a capacidade do magazine. Convidado para a II Oficina de Cortes e Empacotamento. Gramado-RS- 1997.
Projeto Temático: PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO EM SISTEMAS DE MANUFATURA
 
Projeto temático - FAPESP Submetido em novembro de 1997.
 
 

Equipe:
 
 

Coordenador: Paulo Morelato França - FEEC/UNICAMP
 
Colaboradores por Instituição: Luiz Antonio Nogueira Lorena (INPE)

Horácio Hideki Yanasse (INPE)

Marcos Nereu Arenales (USP-S.Carlos)

Reinaldo Morabito Neto (UFSCAR-S.Carlos) Vinicius Amaral Armentano (FEEC/UNICAMP)
Sistemas de Informações Geográficas
 
 

Resultados:
 
 

Os problemas de Localização de Facilidades foram estudados considerando uma nova relaxação para problemas de Otimização Combinatória, proposta e desenvolvida como tese de doutorado de Marcelo Gonçalves Narciso. A nova relaxação combina duas relaxações conhecidas (Lagrangeana e surrogate) e produz os mesmos limites da relaxação Lagrangeana usual, mas com significativos ganhos (de até 75%) em tempo computacional para problemas de grande porte. A relaxação Lagrangeana/surrogate foi aplicada com sucesso aos seguintes problemas: Problema Generalizado de Atribuição (com Marcelo Narciso - dois trabalhos), o Problemas de Localização ( p-Medianas, Localização Capacitado e Não-capacitado), em cooperação com o Prof. Edson L. Senne da FEG-UNESP.
 
 

Os Algoritmos Genéticos foram aplicados ao problema de Cobertura de Conjuntos (com Luciana de S. Lopes). Em particular excelentes resultados foram obtidos para instâncias computacionalmente difíceis, com dois trabalhos publicados. A partir desses resultados uma nova versão de algoritmos genéticos está sendo desenvolvida, considerando como um método construtivo para a formação de uma população com o máximo de informação possível sobre o problema em questão. Na tese de doutorado de João Carlos Furtado foram conseguidos excelentes resultados para os seguintes problemas de "clustering": p-medianas, p-medianas capacitado e particionamento de grafos.

O aluno de Iniciação Científica Fernando Galbier, iniciou a implementação de uma versão do Algoritmo Genético Construtivo para o problema de roteamento de veículos.
 
 

O projeto temático Análise de Redes com Sistemas de Informacoes Geograficas - ARSIG foi aprovado em junho de 1997. Pretende-se implementar os novos algoritmos em SIGs.
 
 

Publicações: Lorena, L.A.N. and Narciso, M.G., Relaxation Heuristics for Generalized Assignment Problem. European Journal of Operational Research 91: 600-610, 1996.

Lorena, L.A.N. and Lopes, L.S., Genetic Algorithms Apllied to Computationally Difficult Set Covering Problems. Journal of the Operational Research Society 48, 440-445, 1997.

Lorena, L.A.N. and Lopes, L.S., Computational Experiments with Genetic Algorithms Apllied to Set Covering Problems. Pesquisa Operacional, Vol. 16, no. 1, 41-53, 1996.
 
 

Trabalhos aceitos para publicação: Narciso, M. G. and Lorena, L. A. N. Lagrangean/surrogate Relaxation for Generalized Assignment Problems. European Journal of Operational Research, to appear (1998).
 
Trabalhos apresentados em congressos: Lorena, L. A. N. and Senne, E. L. F., A Lagrangean/Surrogate Heuristic for Uncapacitated Facility location Problems, Apresentado no CLAIO-SOBRAPO-96.

Senne, E. L. F. and Lorena L. A. N., Lagrangean/surrogate Heuristuics for Location Problems. Apresentado no EURO INFORMS - Barcelona, 14 - 17 de julho de 1997.

Narciso, M. G. and Lorena L. A. N., A Lagrangean/surrogate approach to generalized assignment problems. Apresentado no EURO INFORMS - Barcelona, 14 - 17 de julho de 1997.

Lorena, L. A. N. and Narciso, M. G. A Lagrangean/surrogate approach to Traveling Salesman Problems. Apresentado no XXIX SBPO- Simposio Brasileiro de Pesquisa Operacional - Salvador - 22 a 24 de outubro de 1997.
 
 
 
 
 
 

Projeto Temático: ANÁLISE DE REDES COM SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS - ARSIG Projeto temático - FAPESP

http://www.lac.inpe.br/~lorena/ArsigIndex.html

Resumo:
 
 

O projeto visa a integração de grupos de pesquisa na área de algoritmos para problemas de redes com aplicação em Sistemas de Informações Geográficas. Os problemas a serem estudados são conhecidos como problemas de localização e roteamento. São problemas que justificam a atenção devido ao fato de possuírem diversas aplicações e serem considerados de difícil solução. O objetivo principal da pesquisa está no desenvolvimento de novos algoritmos e na adaptação de algoritmos clássicos considerados eficientes, para as áreas de localização e roteamento. Propõe-se também como objeto de integração da equipe o uso comum de Sistemas de Informações Geográficas, com a adaptação dos algoritmos de localização e roteamento a estes sistemas. Pode-se vir ainda a aproveitar a experiência da equipe na realização de uma aplicação prática, definida para uma cidade do Vale do Paraíba.
 
 

Equipe:
 
 

Coordenador:

Dr. Luiz Antonio Nogueira Lorena

Pesquisador Titular - LAC/INPE
 
 

Colaboradores por Instituição:
 
 

INPE

Acioli Antonio de Olivo, Mestre

Dr. Luiz Antonio Nogueira Lorena

Dr. Horácio Hideki Yanasse

Dra. Maria de Lourdes N.O. Kurkdjian

2 alunos de Mestrado e 1 de Doutorado do Curso de Computação Aplicada

2 bolsistas de Iniciação Científica.
 
 

FEG/UNESP Prof. Dr. Edson Luis França Senne

Prof. Dr. Edgard Dias Batista Júnior

2 Bolsistas de Iniciação Científica, com bolsa do REENGE/CNPq:

2 bolsistas de Iniciação Científica.
 
 
 
 
 
 

Sistemas Automáticos para Cortes e Empacotamento
 
 

Resultados:
 
 

Na área de sequenciamento de padrões de cortes, os resultados obtidos na tese de doutorado de Arthur Tórgo Gómez (veja item sobre Sistemas Flexíveis de Manufatura) são diretamente aplicáveis dado a semelhança dos problemas.
 
 

Os cortes guilhotinados estão sendo explorados usando a versão construtiva de algoritmos genéticos.
 
 

A metaheurística "busca tabu" foi utilizada com grande sucesso em um problema geral de "layout". Um retângulo que deve ser particionado em retângulos menores, que conservam suas áreas mas que podem admitir medidas diferentes, e que ainda admitem a inclusão de áreas mortas.
 
 

O Algoritmo Genético Construtivo foi aplicado com sucesso na dissertação de mestrado de Geraldo Ribeiro Filho (problemas de coloração de grafos).
 
 

Publicações:
Lorena, L.A.N. and Lopes, F.B. A Dynamic List Heuristic for 2D-Cutting. In: "System Modeling and Optimization" , ed. J. Dolezal and J. Fidler, Chapman & Hall, London, p. 481-488, 1996.
 
 

Furtado, J. C. and Lorena, L.A.N. Otimizao de Leiaute usando Busca Tabu. Gestao & Producao, 4(1), 88-107, abril 1997.
 
 

Trabalhos submetidos para publicação: Lorena, L.A.N. and Furtado, J.C. Constructive Genetic Algorithm for p-median Problems. Journal of the Operational Research Society - submitted - set./1997.
 
 

Lorena, L.A.N. and Ribeiro Filho, G. Constructive Genetic Algorithm for Graph Coloring and Maximum Independent Set Problems. Pesquisa Operacional - submetido - out./97.
 
 

Trabalhos apresentados em congressos: Furtado, J. C. and Lorena, L.A.N. Otimizao de Leiaute usando Busca Tabu. Ia. Oficina de Coretes e Empacotamento. IME-USP. Dez. 1996.
Furtado , J. C. and Lorena, L.A.N. Otimizacao em Problemas de leiaute. Mini-curso convidado para a II Oficina de Cortes e Empacotamento. Gramado-RS - set. 1997.
 
 

Lorena, L. A. N. and Ribeiro Filho, G. Constructive Genetic Algorithm for Graph Coloring and Maximum Independent Set Problems. Apresentado no XXIX SBPO- Simposio Brasileiro de Pesquisa Operacional - Salvador - 22 a 24 de outubro de 1997.
 
 

Ribeiro Filho, G. and Lorena, L. A. N. A Constructive Genetic Algorithm for Graph Coloring Problems. Apresentado no congresso APORS'97 a ser realizado em Melbourne/ Australia - de 30 de novembro a 04 de dezembro de 1997.
 
 

Prêmio: O aluno Geraldo Ribeiro Filho recebeu o prêmio de melhor trabalho realizado por estudante e apresentado no congresso internacional APORS'97. O trabalho A Constructive Genetic Algorithm for Graph Coloring Problems, resultou de sua dissertação de mestrado, defendida em fevereiro de 1997.
 
Projetos Temáticos:

Corte e Empacotamento Assistido por Computador - CEAC

Projeto temático - FAPESP

Responsável/Participantes: Horácio Hideki Yanasse (resp.) Luiz Antonio Nogueira Lorena (LAC/INPE) Marcos Nereu Arenales (USP-S.Carlos)

Reinaldo Morabito Neto (UFSCAR-S.Carlos)

Nei Yohiro Soma (ITA)
 
 

Problemas de Cortes & Empacotamentos e Correlatos - PCE

Projeto temático CNPq - Protem CC

Responsável/Participantes:

Horácio Hideki Yanasse (resp.)

Luiz Antonio Nogueira Lorena (LAC/INPE)

Marcos Nereu Arenales (USP-S.Carlos)

Reinaldo Morabito Neto (UFSCAR-S.Carlos)

Nei Yohiro Soma (ITA)

Nelson Maculan Filho (UFRJ)

Carlos Eduardo Ferreira (USP)

Yoshiko Wakabayashi (USP)
 
 

Outras atividades relevantes
 
  Docência, coordenação e orientação: Curso: Computação Aplicada no INPE

Docência

Estruturas e Algoritmos - 1° período 1997

Otimização Combinatória - 2° período 1996 e

2° período 1997. Coordenação

Coordenador do curso de Computação Aplicada do INPE (até nov./96)

Orientação

Doutorado

Arthur Torgo Gomez - defendeu em dezembro de 1996

João Carlos Furtado - apresentação marcada

para março de 1998 Marcelo Gonçalves Narciso - apresentação marcada para março de 1998 Geraldo Ribeiro Filho - a partir de março de 1997 Mestrado Geraldo Ribeiro Filho - defendeu em fevereiro de 1997 Henrique O. Q. Aquino - previsão de término:junho/1998

Iniciação Científica

Alexandre M. Lucano

João V. Silva Júnior e Fernando Galbier (substituição)

Colaboração UNESP - FEG (Guaratinguetá) Prof. Edson Luis França Senne UFRJ - COPPE (Rio de Janeiro) Prof. Roberto Diegues Galvão

Pesquisa conjunta na área de Relaxação Lagrangeana/surrogate para problemas de localização de facilidades.

Assessoria FAPESP: Assessor para pedidos de bolsas e auxílios.

CAPES: Assessor para pedido de auxílio.

Revisor Revista: European Journal of Operational Research

Revista: Produção (Membro do Conselho Científico)

Revista: Pesquisa Operacional

Congresso: ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção e 2o. Congresso Internacional de Engenharia Industrial
 
 
 
 

Resumo das atividades

bolsa de produtividade e pesquisa

Luiz Antonio Nogueira Lorena
 
 
 
Trabalhos
Internacionais
Nacionais
Total parcial
Orientação
Final
Em andamento
Total parcial
Publicados em revistas e/ou capítulos de livros

3

2

5

Doutorado

3

1

4

Aceitos para publicação
1
 
1
Mestrado
1
1
2
Submetidos para revistas
1
2
3
Iniciação científica
 
2
2
Apresentados em congressos
4
5
9
Totais
4
4
8
Totais
9
9
18
       
Projetos temáticos
CNPq
FAPESP
Total parcial
Em Sistemas Flexíveis de Manufatura  

1

1

 

Em Sistemas de Informações Geográficas  

1

1

Em Sistemas Automáticos para Cortes e Empacotamento

1

1

2

Totais
1

 

1
4

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

4. Propostas para o projeto OC-SIAC 2
 
 
 
 

Sistemas Flexíveis de Manufatura
 
 

    1. Os resultados da tese de doutorado de Arthur Tórgo Goméz deverão ainda ser submetidos para publicação em revista internacional. Espera-se também continuar o desenvolvimento de algoritmos para os problemas de sequenciamento com restrições temporais e de capacidades.
    2. Estamos iniciando trabalho com a aplicação de Algoritmos Genéticos Construtivos ao problema da formação de células de manufatura (aluno de doutorado Geraldo Ribeiro Filho).
    3. O projeto temático "Planejamento e Controle da Produção em Sistemas de Manufatura", foi proposto no final de 1997 à FAPESP. Nossa participação estará vinculada às áreas citadas acima. Espera-se bons resultados e colaboração com os pesquisadores da UNICAMP e USP/UFSCAR que estão envolvidos no projeto.
Sistemas de Informações Geográficas
 
 
    1. Com a apresentação da tese de doutorado de João Carlos Furtado em março, pretende-se implementar o Algoritmo Genético Construtivo para problemas das p-medianas no Sistema de Informação Geográfica ARC/INFO adquirido no projeto temático ARSIG. A implementação será realizada no INPE com o auxílio de bolsista PCI/CNPq.

    2.  

       
       
       

    3. A tese de doutorado de Marcelo Gonçalves Narciso também coloca à disposição os algoritmos que usam relaxação Lagrangeana e/ou surrogate para problemas de Localização. Estes serão implementados no âmbito do projeto ARSIG na FEG/UNESP, usando o SIG ARC/INFO, e baseando-se nos trabalhos conjuntos de Lorena & Senne ( ). A tese do Marcelo estuda também o Problema Simétrico do Caixeiro Viajante, e pretende-se continuar a pesquisa com variações do problema.

    4.  

       
       
       

    5. Um novo aluno de doutorado (Reinaldo Arakaki) estará começando a investigar a implementação e/ou adaptação dos Algoritmos Genéticos Construtivos a várias formulações dos problemas de roteamento de veículos.

    6.  

       
       
       

    7. Uma aluna de mestrado (Missae Yamamoto) está implementando uma heurística Tabu para o problema de rotulação de pontos em mapas cartográficos, e aplicando os resultados ao Sistema de Informações Geográficas SPRING, que está sendo desenvolvido no INPE. Esta é uma área de bom potencial de desenvolvimento de novos algoritmos e de grande interesse ao INPE e outros desenvolvedores de SGIs.

    8.  

       
       
       

    9. Pretende-se ainda propor cooperação com o Departamento de Processamento de Imagens do INPE e o CNPTIA da EMBRAPA em Campinas, para ampliação do projeto ARSIG, aplicando o sistema SPRING a problemas de distribuição no âmbito agrícola.

 
 

Sistemas Automáticos para Cortes e Empacotamento
 
 

    1. Pretende-se dar continuidade ao desenvolvimento dos algoritmos para sequenciamento de padrões, cortes guilhotinados, "layout" e coloração de grafos

    2.  

       
       
       

    3. Também pretende-se continuar os desenvolvimento dos projetos temáticos PCE e CEAC, com a cooperação de pesquisadores das várias instituições envolvidas, particularmente com os pesquisadores Reinaldo Morabito da UFSCAR, Marcos Arenales da USP/S.Carlos e Horácio H. Yanasse do LAC/INPE. Alunos de mestrado e doutorado poderão vir a explorar os temas.
    1. Um dissertação de mestrado usando o Algoritmo Genético Construtivo para problemas de "bin packing" de verá ser apresentada em junho de 1998. O aluno de Iniciação Científica Alexandre Lucano, esta implementando uma versão para cortes com múltiplos painéis.

 
 

5. Cronograma de execução
 
 

Atividades básicas para períodos de um ano:

(válidas para os anos 1 e 2, com as devidas adaptações)
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

6. Bibliografia