CONCLUSÕES - 2o ANO


Pesquisa e Orientação

Localização
Roteamento e transportes
Integração de algoritmos aos SIGs
Localização
Roteamento
Aplicações

Apresenta-se a seguir os principais resultados alcançados no segundo ano, divididos nos itens Pesquisa e orientação, Integração de algoritmos aos SIGs e Aplicações.

Pesquisa e orientação

O segmento de pesquisa e orientação de alunos continuou com grande atividade neste período. Todas as áreas importantes para o projeto foram contempladas. Algumas outras relacionadas foram também consideradas.

Clustering tem se revelado como uma área importante para os algoritmos desenvolvidos. Tanto problemas de localização como os de roteamento de veículos usam em geral uma fase de resolução de problemas de clustering. Algoritmos para clustering também podem ser usados em uma fase inicial de aplicação dos dados, para formação de setores que integrem dados com medidas de similaridades. Estes setores podem particionar ou agregar os dados disponíveis e são úteis em diversas aplicações, aproximando-as da realidade. Pretende-se portanto dedicar algum tempo no futuro para estudo e desenvolvimento de algoritmos de clustering.
 

Localização:

A proposta inicial de uso da relaxação Lagrangeana/surrogate no problema das p-medianas foi em muito beneficiada com o início da integração do algoritmo aos SIGs. Na fase de testes de integração foram notados alguns resultados que aparentemente poderiam ser melhorados. Notou-se então que a heurística de troca usada para viabilização de soluções duais, que se mostrou muito eficiente em problemas gerados aleatóriamente, não apresentou um bom desempenho para problemas de grande porte extraídos de dados espacialmente distribuídos através dos SIGs. Foi então testada uma heurística de localização-alocação que itera localizando, alocando, e mudando as medianas dentro dos clusters formados. Com isso uma nova versão do algoritmo inicial para p-medianas foi realizada e está disponibilizada na página do projeto. Problemas de grande porte estão sendo testados (com até 85.000 vértices) e melhoras ainda estão sendo testadas.
 

Roteamento e transportes:

Algoritmos clássicos de para roteamento de veículos foram estudados, e uma nova proposta de uso de algoritmos genéticos (AGC) está sendo considerada como tese de doutorado. Na fase de clustering deverá ser aproveitada a experiência com os problemas de localização, para melhor definir as estruturas e heurísticas do AGC. Também está sendo considerada a formulação clássica de problemas de roteamento de veículos como problemas de particionamento de conjuntos.
 

Integração de algoritmos aos SIGs

Localização:

A integração do problema das p-medianas foi muito interessante do ponto de vista de aprendizado com os testes usando dados extraídos dos mapas digitalizados e SIGs. Dados de diversos tamanhos foram extraídos como pontos com coordenadas no ArcView, usando o mapa digitalizado de São José dos Campos. Esses dados formaram um conjunto de instancias que foram rodados para comparação usando os programas integrados ao ArcView, ao SPRING e sem a integração a nenhum SIG. Essas instancias também estão disponibilizadas na página do projeto (http://www.lac.inpe.br/~marcos/indexARSIG.html) para futuras comparações de outros algoritmos que possam vir a ser integrados aos SIGs.

No ArcView, por enquanto o problema das p-medianas considera apenas distancias Euclidianas. Pretende-se colocar um modulo para calcular distancias usando a malha de logradouros. No SPRING os dois tipos de calculo e consideração de distancias estão disponíveis. Outras medidas que possam enriquecer o modelo de localização devem ser consideradas, tais como a medida de população a ser servida, entre outras. Na seqüência pretende-se integrar algoritmos para problemas de cobertura. Estes são muito adequados para localização de serviços de emergência, por exemplo ambulâncias, bombeiros, carros de polícia, etc.

Os problemas acima são conhecidos por aplicações em setores públicos. Tem-se a intenção de contemplar também os problemas com aplicações potenciais em setores privados, como é o caso do problema de localização não-capacitada. Os problemas de localização capacitados devem ser considerados para integração a seguir (p-medianas capacitado e localização capacitado - geral).
 

Roteamento:

Foi feita a integração ao SPRING de um módulo inicial para cálculo de distancias, de caminhos de peso total mínimo, entre dois pontos e entre vários pontos.

Pretende-se integrar ao ArcView e SPRING o AGC para problemas de roteamento de veículos que está sendo desenvolvido em tese de doutorado.
 

Aplicações

Um importante fator para o funcionamento satisfatório de um sistema de transporte coletivo consiste no adequado gerenciamento dos seus pontos de parada. Esta preocupação não deve levar em conta apenas os equipamentos existentes, as linhas servidas, a população usuária, como também a própria localização, isto é, o correto dimensionamento da distância entre pontos de parada. Assim sendo, fica evidente a necessidade desenvolver aplicativos que possibilitem aos profissionais de Planejamento de Transportes um eficiente gerenciamento do sistema de transporte coletivo.

Neste projeto desenvolveu-se como aplicação na área de transportes um protótipo de Sistema de Apoio a Decisão acerca das linhas de ônibus e dos pontos de parada existentes na cidade de Guaratinguetá. As informações pertinentes (situação dos equipamentos existentes, linhas servidas, características da população usuária, localização, etc.) foram coletadas e integradas ao Sistema de Informações Geográficas ArcView.