CONSIDERAÇÕES FINAIS



O projeto ARSIG se encerra neste segundo ano com um balanço muito positivo. Veja abaixo uma tabela que faz um resumo da produção em pesquisa e orientação para os dois anos do projeto.
 
 
ARSIG - Resumo de pesquisa e orientação
1º Ano
2º Ano
Totais
Publicações em revistas internacionais
2
1
3
Publicações em revistas nacionais
3
1
4
Artigos aceitos para publicação em revista internacional
1
1
2
Teses de doutorado defendidas
2
0
2
Dissertações de mestrado defendidas
1
1
2
Trabalhos de iniciação científica ou graduação
4
7
11
Trabalhos apresentados em congressos
7
12
19
Trabalhos submetidos para revistas
2
8
10
Relatórios técnicos
0
2
2
Capítulo de livro
1
0
1
Totais
23
33
56

A integração de algoritmos aos SIGs foi alcançada para o ArcView e SPRING, considerando-se o problema de p-medianas e variantes. Também um início de integração dos problemas de roteamento de veículos ao SPRING. O Caminho está aberto e uma seqüência de integrações torna-se bastante viável em curto espaço de tempo, devido a experiência adquirida pela equipe.

As aplicações possíveis são muitas e experimentou-se uma fase de coleta de dados visando uma aplicação em transportes. Dados do município de Guaratinguetá foram coletados com a colaboração de alunos da FEG. Outros dados de censo demográfico foram adquiridos do IBGE e ainda o mapa digitalizado de São José dos Campos com quadras e logradouros foi usado para testes de consistência dos programas integrados aos SIGs.

Toda essa informação foi disponibilizada via internet na página do projeto (http://www.lac.inpe.br/~marcos/indexARSIG.html), visando uma ampla divulgação de seus resultados.

Temos grande interesse em continuar a pesquisa nos assuntos relacionados ao ARSIG, e cogitamos fortemente em enviar à FAPESP um novo projeto temático visando complementar as aplicações e integrações que não puderam ser priorizadas neste projeto.