Dados

Esta é uma página em constante atualização. Os dados utilizados e os programas desenvolvidos para cada aplicação proposta serão disponibilizados à medida que forem sendo realizadas e/ou atualizadas.

Problemas de Localização de Facilidades:

 

Problemas de Localização de Facilidades
 
p-medianas capacitado

Estão disponíveis os seguintes arquivos utilizados na implementação do Problema de p-Medianas com Restrições de Capacidade:

  • pmedcapAV.exe: implementação da heurística lagrangeana/surrogate para resolver o problema de p-medianas capacitado;
  • dadosSJC.zip: arquivos de dados utilizados nos estudos que consideram distâncias lineares;
  • pmedcap.dat: arquivo de dados considerando distâncias calculadas sobre a rede.

O programa pmedcapAV.exe aceita arquivos de dados com distâncias euclideanas ou não. Para distâncias euclideanas, o arquivo de entrada deverá informar, na primeira linha, o número de pontos e o número de medianas consideradas. Cada linha seguinte deverá informar as coordenadas X-Y, a capacidade (caso o ponto seja escolhido como centro) e demanda de cada ponto considerado.

Para distâncias não euclideanas (rede, manhattan etc.), o arquivo de dados deverá informar na primeira linha o número de pontos e o número de centros a serem instalados. As linhas seguintes deverão informar os valores de capacidade e demanda de cada ponto. As próximas linhas contém informação sobre o valor da distância entre cada par distinto de pontos. Existem duas possibilidades:

  • distâncias simétricas: informe a porção triangular superior (por linhas) da matriz de distâncias. Neste caso, especique o flag -g S na linha de comando.
  • distâncias não-simétricas: informe também a porção triangular inferior (por linhas) da matriz de distâncias. Neste caso, especique o flag -g A na linha de comando.

O arquivo dadosSJC.zip contém os arquivos utilizados nos estudos que consideram distâncias lineares, com dados reais de São José dos Campos.

O arquivo pmedcap.dat foi gerado por uma script escrita em Avenue, para estudos considerando distâncias de rede simétricas. Utilize a opção -g S na linha de comando do programa pmedcapAV.exe com este arquivo de dados.

 

máxima cobertura

Estão disponíveis os seguintes arquivos utilizados na implementação do problema de p-medianas com máxima cobertura:

  • DmatMCLPAV.exe: cálculo da distância linear (ou euclideana) entre cada par de pontos, a partir das coordenadas espaciais de cada ponto, obtidas do respectivo tema de pontos. Para resolver problemas com dados da OR-Library ou Galvão este programa é desnecessário;
  • MaxCov.exe: implementação da técnica da Edição de Hillsman para adequar os coeficientes de distância de um Problema de p-Medianas para resolver o Problema de Localização de Máxima Cobertura. Através de parâmetros na linha de comando é possível resolver problemas com outros tipos de dados:
    ArcView : C:\> maxcov -a <dmatrixNNN.txt>
    OR-Library : C:\> maxcov -b <pmedNN.txt>
    Galvão : C:\> maxcov -g <dmatrixNNN.dat>
  • PmedMCLP.exe: implementação da heurística lagrangeana/surrogate para resolver o Problema de p-Medianas, com rotina de melhoria da solução primal adaptada ao Problema de Localização de Máxima Cobertura;
  • demanda.zip: contém as informações de demanda dos temas utilizados no ArcView para 324, 402, 500, 708 e 818 pontos. Antes de executar, renomeie o respectivo arquivo como demanda.txt. Os valores de demanda para os dados da OR-Library ou Galvão são gerados em MaxCov.exe;
  • beasley.zip: arquivos de dados da OR-Library, para problemas com 100, 700 e 900 pontos. A primeira linha destes arquivos foi alterada para conter a distância de serviço das facilidades. As linhas subsequentes contém informação sobre cada arco da rede: nó inicial, nó final e comprimento do arco. O algoritmo de Floyd é aplicado (MaxCov.exe) para obter as distâncias entre cada par de nós da rede.
  • galvao.zip: arquivos de dados utilizados em Galvão e ReVelle (1996) e Galvão et al. (2000). A primeira linha destes arquivos foi alterada para conter a distância de serviço das facilidades. As linhas seguintes contém a distância entre cada par de vértices i e j, i <> j. Como consideramos distâncias simétricas, ou seja d(i, j) = d(j, i), apenas uma porção triangular (inferior ou superior) da matriz de distâncias é necessária.
  • SpiderMCLP.ave: Script desenvolvida em Avenue para integração dos programas implementados para resolver Problema de Localização de Máxima Cobertura ao ArcView.