Descrição do Projeto de Pesquisa Temático
2. Objetivos
e Descrição da Pesquisa
2.1. Os SIGs usados no Projeto Temático ARSIG
2.2. Localização de Facilidades
2.3. Roteamento e Transportes
2.4. Objetivos
3. Resultados
Atuais e Propostas
3.1. Pesquisa e Orientação
3.2. Integração de Algoritmos aos SIGs
1. Introdução |
A integração de áreas, linhas de pesquisa e pesquisadores, objetivo fim dos projetos temáticos FAPESP, foi realizada com sucesso no projeto temático ARSIG - Análise de Redes com Sistemas de Informações Geográficas, finalizado recentemente. No projeto ARSIG, o uso comum de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) mostrou-se interessante como plataforma de desenvolvimento para problemas identificados em redes. Problemas considerados difíceis sob o ponto de vista computacional foram abordados. O ambiente urbano foi inicialmente selecionado. Os problemas de localização de facilidades, de roteamento de veículos e os relacionados a transportes foram priorizados, considerando a experiência da equipe envolvida no projeto. Outros vários problemas relacionados foram também estudados. Com relação à pesquisa, o saldo do projeto ARSIG foi muito bom, contando no período de 2 anos com 3 publicações em revistas internacionais, 4 em revistas nacionais, 2 trabalhos aceitos para publicação em revista internacional, 2 teses de doutorado defendidas, 2 dissertações de mestrado, 11 trabalhos de iniciação científica, 19 trabalhos apresentados em congressos, 10 trabalhos submetidos para publicação em revistas, 2 relatórios técnicos e um capítulo de livro, completando um total de 56 trabalhos científicos. Apesar de alguns atrasos enfrentados com a importação de equipamentos e softwares, a parte do projeto dedicada à integração de algoritmos desenvolvidos pela equipe do projeto ARSIG foi alcançada para duas plataformas de SIGs, o ArcView da ESRI e o SPRING, em desenvolvimento na DPI/INPE. O caminho foi aberto para novas integrações, que podem ser realizadas em menor prazo, devido a experiência adquirida pela equipe. Também foi realizada uma experiência interessante de coleta de dados, com a participação de alunos da FEG/UNESP. Foram estabelecidos vários contatos com outros grupos de pesquisa e uma ampla divulgação via Internet dos trabalhos, disponibilizando os dados coletados, mapas digitalizados e os softwares integrados aos SIGs. As teses de doutorado proporcionaram possíveis desdobramentos do projeto com outras instituições além da FEG/UNESP e INPE. Todos esses aspectos nos levam a crer na possibilidade de continuação dos trabalhos, e o presente projeto temático visa dar prosseguimento à pesquisa, complementando as integrações que não puderam ser priorizadas no projeto ARSIG e ampliando um pouco mais o escopo de aplicações. Novos parceiros estão sendo integrados à equipe do projeto ARSIG, especialmente, uma nova instituição: CNPTIA/Embrapa. Com a experiência adquirida no projeto ARSIG, tem-se uma visão muito clara do que será possível alcançar com este novo projeto temático:
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2. Objetivos e Descrição da Pesquisa |
Descrevemos neste item a pesquisa
e os objetivos referentes ao ARSIG2. Iniciamos com uma breve descrição
dos SIGs usados no temático ARSIG,
e que servirão de base para as novas integrações de algoritmos a serem
realizadas no ARSIG2. Além das aplicações clássicas nas áreas de localização,
roteamento e transportes, descrevemos sucintamente algumas outras possíveis
aplicações relevantes ao contexto do projeto. Os objetivos do projeto
são listados a seguir.
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Os SIGs usados no Projeto Temático ARSIG O ArcInfo é um software desenvolvido e comercializado pela empresa norte-americana ESRI - Enviromental System Research Institute, Inc. É um dos sistemas de informações geográficas mais utilizados por empresas e instituições acadêmicas de todo o mundo, sendo considerado líder de vendas no seu segmento de mercado. São disponíveis versões para as mais diversas plataformas computacionais e sistemas operacionais, variando de estações de trabalho a microcomputadores. O ArcInfo oferece recursos para a criação de bases de dados cartográficas, permitindo a captura, manipulação, análise e apresentação de dados espaciais. Oferece várias opções de estruturas de dados (vetorial, raster, imagem) e possui funções de conversão de dados, sobreposição de mapas, análise espacial, gerenciamento da base de dados não-gráfica, além de permitir a integração com os principais SGBDs do mercado. O ArcInfo conta ainda com um módulo de redes, onde estão implementados algoritmos para caminho mínimo, localização (p-medianas) e roteamento (caixeiro viajante). O ArcInfo em sua versão Unix para estações de trabalho é um sistema caro. A compra pelo INPE foi facilitada pois um pesquisador de outra área já havia adquirido o sistema em outra ocasião. Neste caso compramos como segunda cópia, o que baixou o preço para em torno de 15% do preço original. No projeto ARSIG também foram adquiridas versões para microcomputadores, devido à demora na importação das estações de trabalho. Duas versões para microcomputadores foram adquiridas, a versão ArcInfo completa, incluindo o ArcView e a versão MapObjects. O ArcView é também um poderoso SIG, sendo, no entanto, mais amigável que o ArcInfo. O módulo de redes do ArcView não contempla problemas de localização e roteamento. O MapObjects permite a integração direta de um SIG com ambientes de desenvolvimento tipo Visual Basic, Delphi ou Visual C++. A integração é feita através de classes específicas de SIGs, que podem ser usadas nos ambientes de desenvolvimento. O Sistema de Processamento de Informações Georeferenciadas (SPRING, 1998) é um sistema computacional desenvolvido pela equipe da Divisão de Processamento de Imagens (DPI) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, 1998). Este sistema possui uma implementação baseada no paradigma de orientação a objetos, e objetiva a integração e análise de diferentes tipos de dados espaciais. Algumas das características principais deste sistema são:
O modelo de dados do SPRING está baseado no paradigma de orientação a objetos (Câmara, 1995). Um banco de dados geográfico é composto de planos de informação, de objetos geográficos, e de informações não espaciais. Os planos de informação podem representar informações contínuas no espaço (campos), ou os objetos geográficos individuais. Cada plano de informação pode conter representações espaciais do tipo vetorial ou varredura. A representação vetorial corresponde a linhas, pontos, e polígonos que definem as formas de representação dos objetos espaciais, enquanto a representação de varredura corresponde a uma matriz de pontos com valores em cada célula. Os tipos de dados tratados no SPRING são:
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Localização de Facilidades Problemas de localização tratam de decisões sobre onde localizar facilidades, considerando clientes que devem ser servidos, de forma a otimizar um certo critério. O termo "facilidades" pode ser substituído por fábricas, depósitos, escolas, etc., enquanto que clientes se referem a depósitos, unidades de vendas, estudantes, etc. Em geral os vários centros selecionados que podem ser localizados, podem também ser alocados ao subconjunto de centros que serão abertos. Por isso também são conhecidos como problemas de localização-alocação, devido ao processo de alocação dos outros centros aos centros abertos. Esta é uma área que têm despertado crescente interesse em planejadores, principalmente quando uma base de dados geograficamente referenciada pode ser usada. Departamentos de Geografia de diversas universidades dos Estados Unidos vêm mantendo grupos de pesquisadores com preocupações em problemas de localização. Destes um dos mais famosos é grupo do professor Charles S. ReVelle, do departamento Environmental and Urban Systems da Johns Hopkins University. Professores e pesquisadores formaram dois principais grupos de pesquisa e divulgação, o grupo europeu EURO Working Group on Locational Analysis ) e o Section on Location Analysis - SOLA, uma sessão do INFORMS. Ambos promovem reuniões anuais, na forma de congressos, onde são discutidas aplicações e desenvolvimentos relacionados a problemas de localização. As aplicações são em geral divididas para setores públicos e privados. No caso de setores públicos aplicações maximizam a satisfação dos clientes em detrimento dos custos necessários para o alcance de tal objetivo (em geral os custos não são estimados com exatidão). Entre os exemplos de aplicações em setores públicos, estão, a localização de escolas, de postos de saúde, corpo de bombeiros, ambulâncias, viaturas de polícia, pontos de ônibus, entre outros. No caso do setor privado, custos chamados fixos estão envolvidos, e suas aplicações envolvem em geral fábricas, depósitos, torres de transmissão, lojas de franquias etc. O uso de SIGs para resolver problemas de localização e roteamento ainda não está totalmente difundido na comunidade científica internacional. Mas, levando-se em conta a capacidade de armazenar, exibir e manipular dados espacialmente distribuídos, a integração de algoritmos de localização aos SIGs foi iniciada há alguns anos. A ESRI integrou alguns problemas não-capacitados de localização-alocação em seu Sistema de Informações Geográficas ArcInfo. A integração baseou-se inicialmente na heurística de Teitz & Bard (1968) para solução do problema das p-medianas. Uma técnica proposta por Hillsman (1984) usa edição na formulação do problema das p-medianas, e consegue de forma aproximada tratar outros tipos de problemas de localização-alocação usando a mesma heurística. Os modelos disponíveis são:
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Objetivos Os principais objetivos deste projeto temático são
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3. Resultados Atuais e Propostas |
Pesquisa e Orientação Resultados Atuais Os resultados atuais em pesquisa e orientação foram, em sua maioria, produto do recente projeto temático FAPESP, ARSIG - Análise de Redes com Sistemas de Informações Geográficas. O relatório final do projeto ARSIG pode ser encontrado na página do projeto disponibilizada na Internet. Os resultados de pesquisa e orientação obtidos no projeto ARSIG foram excelentes e incluem publicações em revistas internacionais, publicações em revistas nacionais, artigos aceitos para publicação em revista internacional, teses de doutorado defendidas, dissertações de mestrado defendidas, trabalhos de iniciação científica ou de graduação, trabalhos submetidos para revistas, relatórios técnicos e capítulo de livro, num total de 56 trabalhos científicos. As principais áreas de pesquisa e problemas estudados foram:
Propostas Pretende-se continuar a pesquisa e orientação em todas as áreas salientadas acima e em algumas novas áreas que venham a ser identificadas com aplicações em planejamento urbano e agricultura, sempre com o uso comum de redes e SIGs. |
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Integração de Algoritmos aos SIGs Resultados Atuais A integração de algoritmos para problemas de localização foi iniciada no projeto ARSIG considerando o problema mais estudado pelo grupo, o problema das p-medianas, e dentre os SIGs adquiridos, o considerado de mais fácil aprendizagem, o ArcView. O código integrado, compilado na linguagem C, aplica a heurística Lagrangeana/surrogate de Senne e Lorena (1999). Também foi iniciada a integração do mesmo código para problemas das p-medianas no SPRING. Na versão atual, as distâncias podem ser euclideanas ou considerar características da rede urbana. Alguns algoritmos relacionados a transportes e roteamento foram integrados ao SPRING. Basicamente os algoritmos de Djkstra e Floyd, para calcular caminhos mínimos em um grafo. Algumas possíveis aplicações estão assinaladas. Uma nova versão do SPRING foi lançada em junho/2000, já incluindo a versão beta do módulo de redes. Algoritmos para identificação de zonas que são suportadas por uma fonte também foram integrados a SIGs. Estes algoritmos resolvem problemas como, por exemplo: dado uma escola com capacidade para n alunos, identificar a área de cobertura desta escola na região da cidade. Outra aplicação poderia estar relacionada com a parte de energia elétrica, identificando-se a área de cobertura para uma sub-estação. Esta função está implementada no SPRING usando-se como base o algoritmo de Djsktra para computar o custo de se navegar na rede, e são utilizadas também as informações de demanda em cada ligação da rede. Os parâmetros de custo (impedância) e demanda são usados como referência para parar este procedimento, ou seja o processo de busca pára quando o custo máximo ou a demanda máxima é atingida.
Propostas No projeto temático ARSIG fizemos a integração do algoritmo de p-medianas desenvolvido por Senne e Lorena (1999) ao ArcView e ao SPRING. Usando o processo de edição de Hillsman (1984) pode-se facilmente ampliar o número e variedade de modelos integrados pela equipe ao ArcView. Todos os modelos descritos no item 2.2., que foram integrados pela ESRI ao ArcInfo, podem ser integrados ao ArcView e ao SPRING, considerando agora como base o algoritmo de Senne & Lorena. Cabe salientar que este algoritmo é muito superior em qualidade ao algoritmo de Teitz & Bard (1968). A mesma técnica empregada por Lorena e Senne para o problema de p-medianas teve sucesso em problemas de localização capacitados (Lorena and Senne, 1999). Estes devem ser considerados para integração ao ArcView e SPRING. No SPRING, a função atual de roteamento baseada no algoritmo de Djkstra possibilita a definição de pontos intermediários de parada, cuja ordem é definida pelo usuário (atualmente vale a ordem em que o ponto é adquirido na interface). Será incluído um desenvolvimento para cálculo automático da melhor ordem de parada uma vez fornecidos os pontos intermediários (caixeiro viajante). Implementação e integração de novos algoritmos de roteamento para o ArcView, MapObjects e SPRING. Desenvolvimento de novos algoritmos relacionados com a identificação de zonas que são suportadas por uma fonte. Também para clustering de um modo geral, com aplicações em localização, roteamento de veículos e na fase inicial de aplicação dos dados, para formação de setores que integrem dados com medidas de similaridades. Estes setores podem particionar ou agregar os dados disponíveis e são úteis em diversas aplicações, aproximando-as da realidade. |
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4. Aplicações |
As aplicações a serem abordadas no projeto estarão divididas em dois grupos. No primeiro grupo estarão aquelas em que serão criados SADs (Sistemas de Apoio à Decisão), e no segundo grupo aquelas que potencialmente podem vir a ser consideradas para futuros SADs, mas que em sua maioria serão integrados aos SIGs ArcView e SPRING. A ênfase das aplicações será no ambiente urbano e em agricultura. A seguir serão especificadas as aplicações que farão parte dos dois grupos.
Aplicações em que serão criados SADs 1. TRANSIS Na área de transporte coletivo, dar-se-á ênfase ao desenvolvimento de programas que auxiliem o planejamento de rede de linhas, com característica multi-modal. Em 1999, desenvolveu-se as rotinas básicas, em linguagem C, de uma metodologia para avaliação do desempenho de sistemas de transporte coletivo urbano (Batista Jr. e Senne, 1999). Dentro do ARSIG2, pretende-se dar continuidade ao desenvolvimento dessa metodologia, priorizando a utilização dos recursos de Sistemas de Informações Geográficas. Uma característica de sistemas de transporte coletivo urbano é o elevado volume de dados e o tratamento dessa massa de dados através dessa tecnologia é muito eficiente, em função da própria característica espacial de tais dados, relacionados com as diferentes regiões da cidade. Por exemplo, considerando uma cidade dividida em 30 regiões e servida por uma rede composta de 20 linhas de ônibus é possível encontrarmos milhares de possíveis trajetos para se deslocar entre as diferentes regiões. Continuando nesse exemplo, uma Pesquisa Origem-Destino, além de possibilitar a obtenção das diversas matrizes origem-destino (por período típico: pico, entre-picos, média diária; por modo; por motivo), cada uma com 900 elementos, também disponibiliza um conjunto de informações de natureza sócio-econômica (sexo, idade, escolaridade, renda, ocupação, hábitos, características dos domicílios, dos veículos, etc.), que podem ser agregadas por região, por sub-região (quarteirão) e até por domicílio. A tecnologia SIG facilita também a visualização do resultado do processamento dessa massa de dados. A referida metodologia para avaliação do desempenho de sistemas de transporte coletivo urbano foi concebida como uma ferramenta para a análise e o planejamento de redes de transporte público urbano. A metodologia possibilita a obtenção do custo penalizado de uma rede (CPR), o qual considera os principais indicadores de desempenho (atendimento da demanda, rapidez, acessibilidade, transbordo, conforto e o próprio custo) e, também, possibilita a obtenção de um índice (IDR) que mede o desempenho de uma rede de transporte coletivo urbano numa escala de 0 (desempenho mínimo) a 1 (desempenho máximo). Além do CPR e do IDR a metodologia possibilita a:
2. SIGPOP A localização de pontos de parada, mantidos em perfeitas condições de utilização e com a infra-estrutura adequada, é fator chave para o sucesso da operação de um Sistema de Transporte Coletivo Urbano. Decisões erradas, especialmente quanto à localização e à manutenção dos pontos de parada, aumentam a ineficiência do sistema de transporte público. Um sistema de gerenciamento de pontos de parada utilizando os recursos da tecnologia de Sistemas de Informações Geográficas constitui ferramenta importante a planejadores de transporte pois propicia as condições necessárias para a tomada de decisões tais como:
Pretende-se desenvolver o sistema SIGPOP - Sistema de Gerenciamento de Pontos de Parada como um SAD que deverá criar um ambiente para: a) facilitar a manutenção (inclusão, alteração e exclusão) de uma base de dados geo-referenciada com informações pertinentes aos pontos de parada e às linhas de transporte coletivo, tais como:
b) possibilitar a recuperação das informações armazenadas na base de dados, tais como:
c) obter informações gerenciais, tais como:
O sistema proposto deverá conter rotinas que possibilitem a criação de um ambiente amigável tanto para a manutenção e recuperação das informações armazenadas na base de dados, como para a obtenção de informações gerenciais. Essas rotinas devem ser desenvolvidas utilizando-se uma linguagem de programação visual (Delphi) incorporada à biblioteca de classes MapObjects (software desenvolvido pela ESRI - Environment Systems Research Institute). Assim, além dos recursos visuais normalmente utilizados em sistemas com interface gráfica com o usuário (como menús, botões de pressão, barras de rolagem, caixas de diálogos, etc.), o SIGPOP deverá possibilitar o tratamento de mapas em múltiplas camadas (layers), a atualização de dados diretamente através dos mapas, a visualização de mapas em zoom, facilitando ao máximo a análise visual. Deve-se ressaltar que em 1999, ainda no projeto temático ARSIG, foram coletados dados para a cidade de Guaratinguetá que irão possibilitar a criação da base de dados geo-referenciados com as características que se deseja para o SIGPOP. Tais dados, juntamente com a utilização do sistema TransCAD que pretende-se adquirir, serão muito úteis no desenvolvimento e nos testes das rotinas do SAD proposto.
Aplicações que serão efetivamente integradas aos SIGs
Aplicações potenciais
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5. Bibliografia |
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