Fale Conosco
:: Terça-feira, 26 de Setembro de 2017
A A A







Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Linhas de Pesquisa

Introdução

Os grandes desafios associados aos problemas enfrentados pela sociedade têm demandado uma busca crescente pela aplicação de resultados científicos e tecnológicos na tentativa de se obter soluções viáveis para garantia da sobrevivência e da qualidade de vida sobre o planeta.

A complexidade dos problemas exige esforços conjuntos de diferentes áreas de conhecimento que cooperam e colaboram, trocando informações e experiências para a concepção destas soluções.

A quantidade de dados digitais sobre os diferentes tipos de fenômenos tem crescido e tem a tendência de permanecer crescendo, demandando o uso de recursos computacionais de alto desempenho e novas técnicas para modelagem, manipulação, processamento e análise de dados.

O INPE como um dos principais executores das atividades espaciais no país, deve atender as demandas da sociedade através do desenvolvimento das ciências, tecnologias e aplicações espaciais. Nesse sentido, enfrenta os grandes desafios comuns às áreas científicas que demandam processamento de alto desempenho, de análise e de manipulação de grandes volumes de dados para a concepção dos modelos computacionais de fenômenos complexos integrando áreas de conhecimento diferentes.

Dentro desse escopo, as competências científicas e tecnológicas do LAC em Computação e Matemática Aplicada, são organizadas nas linhas de pesquisa e de desenvolvimento seguintes, para contribuir efetivamente com o INPE na realização de sua missão.


Promover a pesquisa e desenvolver soluções, técnicas e ferramentas para coleta, organização, processamento e disponibilização de dados científicos, usando técnicas de inteligência computacional, simulação por agentes, processamento por sistemas distribuídos, mineração e visualização de dados e similares, com aplicações a problemas diversos relacionados com as áreas de atuação do INPE.

Responsável: Rafael Duarte Coelho dos Santos



Fomentar a realização de pesquisa, e aplicá-la a projetos em desenvolvimento no INPE, em diversos campos da engenharia de software tais como garantia, qualificação, validação e verificação (testes, verificação formal), desenvolvimento de software de acordo com metodologias tradicionais e ágeis, desenvolvimento de frameworks, arquiteturas flexíveis e adaptáveis, métricas e técnicas para avaliação de código, processamento em linguagem natural aplicado a desenvolvimento de sistemas de software.

Responsável: Valdivino Alexandre de Santiago Júnior



Inovar e desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas de excelência por meio de abordagens direta, inversa e/ou analítica, multiescala e não linear com técnicas físico-numéricas e algoritmos computacionais. Em alguns casos, buscam-se aprimorar, otimizar ou desenvolver os programas decorrentes das pesquisas por meio de técnicas de processamento paralelo incluindo o uso de aceleradores de processamento e de computação em grade, atingindo, assim, soluções aos desafios nas fronteiras de conhecimentos nas áreas de Ciências Atmosféricas, Astrofísicas, Aeroespaciais e Espaciais. Os resultados principais contribuem, em particular com: Assimilação de Dados, Clima Espacial, Cosmologia, Dinâmica de Fluídos, Dinâmica Não-linear, Engenharia Aeroespacial, Geofísica Espacial, Matemática Aplicada, Ótica Hidrológica, Redes Complexas e Turbulência.

Responsável: Margarete Oliveira Domingues



Links Relacionados