A A A
www.inpe.br


APOIO:









Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Palestras

Palestra A - Computação Urbana e Desafios para a Geoinformática

PALESTRANTE: Dr. Clodoveu Augusto Davis Junior
http://lattes.cnpq.br/0471595469074043

Doutor em Ciência da Computação e professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. Coordenador do Laboratório de Computação Interdisciplinar (LabCS+X) no Departamento de Ciência da Computação, e coordenador do Bacharelado em Sistemas de Informação na UFMG. Áreas de atuação e interesse em pesquisa: bancos de dados geográficos, sistemas de informação geográficos, infraestruturas de dados espaciais, geocodificação e computação urbana.

RESUMO: Com a crescente disponibilidade de fontes de dados na Web, passou a ser um problema a identificação, caracterização, compreensão, tratamento e uso dessas fontes, levando em conta suas limitações e características, e considerando demandas específicas da sociedade. Assim, um dos grandes desafios atuais da Computação é a integração, em larga escala, de múltiplas fontes heterogêneas de informação. No ambiente urbano, isso se verifica em diversas situações do cotidiano dos cidadãos. Além de dados oficiais de mapeamento urbano, dados obtidos por diferentes tipos de sensores e outras fontes de dados desestruturados na Web podem contribuir para ampliar a percepção sobre eventos e fenômenos que se desenvolvem na cidade. Verifica-se um ciclo, que envolve a captura de dados, sua integração, sua análise e a atuação ou tomada de decisão dos cidadãos e autoridades a respeito do que foi observado. Diversos temas ligados à geoinformática estão associados a esse processo: bancos de dados geográficos, infraestruturas de dados espaciais, recuperação de informação geográfica, dados geográficos obtidos por crowdsourcing e crowdsensing, e outros. Cumprindo seu usual papel de integração de dados variados com base na geografia, cabe à geoinformática buscar soluções para esses problemas, no escopo do que vem sendo chamado de Computação Urbana.

Palestra B - Dinâmica de redes de neurônios com disparos estocásticos

PALESTRANTE: Dr. Antônio Carlos Roque da Silva Filho
http://lattes.cnpq.br/4609096963207702
Departamento de Física e Matemática, Universidade de São Paulo

RESUMO: A palestra tratará de um modelo estocástico de neurônio em que a probabilidade de emissão de um potencial de ação é dada por uma função do potencial de membrana. A palestra apresentará resultados analíticos e numéricos sobre redes neuronais compostas por neurônios desse tipo. Os resultados analíticos referem-se a uma aproximação de campo médio para uma rede em que todos os neurônios estão conectados com todos e os resultados numéricos tratam de uma rede com topologia realista determinada a partir de medidas experimentais sobre o córtex cerebral.