A A A
www.inpe.br


Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

MINICURSOS

Neste ano o WORCAP 2015 contará com a realização de minicursos em sua programação, divididos em dois grupos. Os participantes devem manifestar seu interesse no momento da inscrição, preenchendo corretamente o formulário para tal finalidade. Cabe ressaltar, que é possível optar por um único curso em cada grupo.

Os minicursos já confirmados são:

Grupo A:
  • SCRUM Patterns: a Guided Tour - Ademar Aguiar (Universidade do Porto, Portugal).
  • Big Geospatial com SciDB - Gilberto Ribeiro (INPE).
  • Dicas para a Escrita de Artigos Científicos - Clóvis Torres Fernandes (ITA).
Grupo B:
  • Python - Panorama Geral - Renzo Nuccitelli (FATEC).
  • Introdução aos algoritmos genéticos - Ricardo Linden (FSMA).
  • Model Checking Probabilístico - Valdivino Santiago (INPE).
Desse modo, esperamos repetir o sucesso das edições anteriores com uma participação ainda maior da comunidade científica e indústria da região de São José dos Campos.

Minicursos


Objetivo: Partindo do “The Mist”, iremos fazer uma visita guiada a várias boas práticas de Scrum que estão a ser documentadas sob a forma de padrões no seio da comunidade ScrumPLoP. O workshop é altamente adaptável às especificidades dos participantes, começando normalmente com uma introdução muito rápida ao essencial de Scrum, valores, princípios e práticas ágeis, seguida de vários Scrum Patterns, destacando os problemas-soluções, bem como a sua aplicabilidade e justificação subjacente. No final, será mais fácil aos participantes “ver” como conseguir partir do “nebuloso” (the mist) e chegar a “bons produtos” e “equipas auto-geridas”, seguindo o “espirito Scrum”.

Palestrante: Ademar Aguiar é um dos pioneiros na adoção de métodos ágeis em Portugal, anterior a 2000, e desde então tem treinado e orientado outros na definição e configuração de processos, tanto na academia como na indústria. Criou as conferências Agile Portugal e eventos relacionados, para desenvolver a comunidade ágil em Portugal. Como membro ativo da comunidade ScrumPLoP, tem colaborado na identificação e documentação de boas práticas de Scrum, para evidenciar o “porquê” e “como” adotar e implementar com sucesso numa organização. Apelida-se como um engenheiro de software pragmático, ensinando engenharia de software, métodos ágeis e desenho de software na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e investigando no INESC TEC. É co-fundador de startups tecnológicas, foi membro da comissão coordenadora das conferências WikiSym e vice-presidente da Hillside Group, entre outros cargos.


Objetivo: Apresentar uma visão geral da área de bancos de dados matriciais, abrangendo modelos de dados, linguagens de consulta e estratégias de armazenamento, com aplicações práticas utilizando o SciDB e dados de sensoriamento remoto (produtos MODIS). Além disso, iremos mostrar como este ambiente se integra a outras ferramentas analíticas através das linguagens R e Python. Os participantes do curso que tiverem interesse em realizar atividades práticas poderão trazer seu computador portátil. Um ambiente de máquina virtual será fornecido juntamente com o material do curso para acompanhamento.

Palestrante: Gilberto Ribeiro de Queiroz possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Possui Mestrado e Doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Desde março de 2005 trabalha na Divisão de Processamento de Imagens (DPI) do INPE em atividades de pesquisa e desenvolvimento na área de Geoinformática. É um dos líderes de desenvolvimento do projeto tecnológico TerraLib, uma biblioteca de software livre para construção de aplicativos geográficos. Desde julho de 2014 tem participado como arquiteto chefe do projeto TerraMA2, um sistema computacional que provê a infraestrutura tecnológica necessária ao desenvolvimento de sistemas operacionais para monitoramento de alertas de riscos ambientais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Big Data, Sistemas de Bancos de Dados Geoespaciais, GIS, GeoWeb Services, Geometria Computacional e Arquitetura de Software.


Objetivo: Discutir a estrutura formal de artigos científicos em geral, listando e descrevendo cada uma de suas partes constituintes. Em seguida, apresentaremos e discutir alguns esquemas estruturais propostos na literatura que visam a facilitar a escrita de cada parte de um artigo. Finalmente, na maior parte do tempo disponível, iremos praticar como aplicar alguns desses esquemas em exemplos práticos e didáticos.

Palestrante: Clovis Torres Fernandes possui Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Prof Carlos Pasquale - SP (1974), graduação em Tecnologia de Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (1978), mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1983) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/Rio (1992). Atualmente é Professor Associado III no ITA. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Informática na Educação, Orientação a Objetos, Sistemas Hipermídia, Sistemas Colaborativos e Testes de Software.


Objetivo: Apresentar Uma visão geral sobre a linguagem Python para programadores de outras linguagens. Temas previstos onde é usado, REPL, tipos, listas, dicionários, identação, iteradores, matplotlib. No entanto, o assunto pode variar de acordo com a interação com os participantes.

Palestrante: Renzo Nuccitelli é Engenheiro de Computação formado pelo ITA. Especialista em programação web no Google App Engine, usa Python desde 2009. Foi Diretor de Tecnologia na startup de educação QMagico, Apaixonado por dar aulas, é professor da Fatec onde ministra as matérias de Orientação a Objetos e "Applicações para Internet Utilizando Banco de Dados". Já palestrou em eventos como Google Developer Bus, DevFest, Rupy e Python Brasil. Escreve sobre tecnologia em seu blog.renzo.pro.br e no IMasters, onde é colunista.


Objetivo: Apresentar os conceitos fundamentais de evolução e algoritmos evolucionários; O algoritmo genético mais básico: Função de avaliação, Seleção de pais, Operadores de reprodução e mutação, A execução de um algoritmo genético; Outros tipos de GA: cromossomos não binários, solução de problemas combinatórios. Aplicações: como adaptar um algoritmo genético ao seu problema específico (com aplicação na área de engenharia aeronáutica).

Palestrante: Ricardo Linden possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia(1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2005). Atualmente é professor da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, pesquisador III da CEPEL, revisor de periódico da Medical & Biological Engineering & Computing (0140-0118), revisor de periódico da Revista Visões Impressa, membro de corpo editorial da Revista de Sistemas de Informação da FSMA, revisor de periódico da Information Sciences, revisor de periódico da International Journal of Control, Automation and Systems, Revisor de periódico da IEEE Transactions on Fuzzy Systems, Membro de corpo editorial da Revista de Engenharia da Faculdade Salesiana e revisor de projeto de fomento do Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de ciência da computação, com ênfase em metodologia e técnicas da computação, atuando principalmente nos seguintes temas:Algoritmos Genéticos, Bioinformática, Engenharia reversa, Regulação gênica.


Objetivo: Apresentar uma visão geral sobre Model Checking (Método de Verificação Formal) para análise de sistemas que exibem comportamento probabilístico ou aleatório. Serão apresentados conceitos sobre Model Checking, lógicas probabilísticas, padrões de especificação para propriedades probabilísticas, Cadeias de Markov, entre outros. Além disso, estudos relacionados à análise de desempenho de sistemas espaciais, sistemas biológicos e protocolos serão mostrados para demonstrar a viabilidade de Model Checking Probabilístico para análise de sistemas complexos.

Palestrante: Valdivino Alexandre de Santiago Júnior é doutor pelo programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (2011) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos - SP. Possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (1999) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (1996). Ocupa, também, o cargo de tecnologista sênior no INPE. Trabalha em desenvolvimento de satélites científicos e projetos de balões estratosféricos desde 1995. Realizou projeto de pesquisa em Verificação Formal de Sistemas Probabilísticos na Concordia University, Montreal, Canadá (2015). Tem experiência nas áreas de Engenharia e Ciência da Computação com ênfase em Desenvolvimento de Software para Aplicações Espaciais, Verificação e Validação de Software para Sistemas Críticos Embarcados, Métodos Formais, Programação Paralela/Distribuída e Sistemas de Aquisição de Dados. Tópicos de pesquisa de interesse incluem Verificação Formal de Sistemas/Software (Model Checking Funcional e Probabilístico), Testes de Software Baseados em Modelos, Processamento em Linguagem Natural, Análise de Desempenho, e Automatização de processos relacionados à Verificação e Validação de Software. É professor permanente do programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (CAP) do INPE, consultor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

Alto Contraste
  • Acesso à Informação
  • Portal Brasil
2018 © INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Desenvolvido por COCTI/INPE