Introdução à Programação Orientada a Objetos usando Java — Segunda Edição

Esta página contém informações e material adicional para o livro Introdução à Programação Orientada a Objetos usando Java, Segunda Edição
lançado como parte da Coleção Campus/SBC (Sociedade Brasileira de Computação), pela editora Elsevier em 2013.
Material complementar:
- Prefácio e Sumário (PDF, 630K).
- Primeira Lista de Exercícios, com 330 exercícios organizados por capítulos do livro (PDF, 970K).
- Lista de Exercícios - Séries Matemáticas, com 90 exercícios sobre codificação de expressões matemáticas (PDF, 1.1M).
Não existe uma lista de respostas aos exercícios: as respostas devem ser procuradas pelos estudantes, com apoio de professores, monitores ou dos próprios colegas.
A maioria dos exercícios permite mais de uma resposta, e apresentar uma das possíveis soluções não quer dizer que outras não estejam corretas (contanto que, claro, resolvam o problema de acordo com as condições apresentadas). Para facilitar o estudo individual, a maioria dos exercícios pode ser resolvida adaptando ou modificando código já apresentado no livro ou a partir de soluções para problemas mais simples.
Introdução à Visualização de Grafos com a API JUNG (2011)

Artigo Introdução à Visualização de Grafos com a API JUNG, com André Grégio, publicado na Revista Mundo Java (atualmente MundoJ, fora de publicação), número 50.
Introdução à Representação e Análise de Grafos com a API JUNG (2011)

Artigo Introdução à Representação e Análise de Grafos com a API JUNG, com André Grégio, publicado na Revista Mundo Java (atualmente MundoJ, fora de publicação), número 49.
Resolvendo Sudokus em Java (2011)

Artigo Resolvendo Sudokus em Java, publicado na Revista Mundo Java (atualmente MundoJ, fora de publicação), número 48.
Treinamento em Programação Orientada a Objetos usando Java (2010)

Treinamento ministrado no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer.
Objetivo: capacitar funcionários e bolsistas no desenvolvimento de sistemas na linguagem Java, usando o paradigma de programação orientada a objetos, com ênfase no desenvolvimento de sistemas para processamento de dados genéricos.
Ementa:
- Primeira semana (18 e 19 de Janeiro de 2010): Introdução à orientação a objetos. A linguagem Java: classes, aplicações, atributos, métodos, etc. Comparação com algumas outras linguagens. Estruturação e organizações de classes em pacotes. Visibilidade de atributos e métodos. Herança e polimorfismo.
Link para o material da apresentação. - Segunda semana (25 e 26 de Janeiro de 2010): Entrada e saída em Java (arquivos, streams, entrada e saída em rede). Outras classes para entrada e saída em rede. Linhas de execução (threads). Processamento de texto (manipulação de strings e expressões regulares). Estruturas básicas de dados.
Link para o material da apresentação. - Terceira semana (1 e 2 de Fevereiro de 2010): Criação de aplicações com interfaces gráficas. Criação de componentes. Integração em aplicações completas.
Link para o material da apresentação.
Introdução ao Desenvolvimento de Jogos em Java (2009)

Material do mini-curso Introdução a Desenvolvimento de Jogos em Java, ministrado na
Unifesp de São José dos Campos em 2009.
Baixe também o código completo dos exemplos.
Se usar este material por favor cite-o: BibTex.
10 Coisas que Odeio em Java (2009)

Apresentação na
XIX Semana da Computação da UNESP de São José do Rio Preto
em 2009.
Se usar este material por favor cite-o: BibTex.
Programação de Aplicações Gráficas em Java (2009)

Material do mini-curso Programação de Aplicações Gráficas em Java, ministrado na
XIX Semana da Computação da UNESP de São José do Rio Preto
em 2009.
Se usar este material por favor cite-o: BibTex.
Programação de Computadores e Robocode (2008)

Material do mini-curso Programação de Computadores e Robocode
(preparado para apresentação em um evento para proessores do ensino médio).
Usando a API Batik — Criando gráficos vetoriais em SVG (2008)

Artigo Usando a API Batik — Criando gráficos vetoriais em SVG de forma programática, publicado na Revista Mundo Java (atualmente MundoJ, fora de publicação), número 28.
Introdução à Programação de Aplicações Científicas em Java (2007)

Material para o curso Introdução à Programação de Aplicações Científicas em Java, apresentado na Escola de Verão do Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais:
- Introdução e apresentação.
- Tecnologia Java e showcase, ambientes de desenvolvimento e orientação a objetos.
- Características da linguagem, estruturas de dados, threads, I/O, sockets e reflexão.
- Programação com interfaces gráficas e componentes.
- APIS: JAI, Weka, JOONE, Geotools, Java3D, outras.
Se usar este material por favor cite-o: BibTex.
Criando um Telescópio Virtual usando Java (2007)

Artigo Criando um Telescópio Virtual usando Java, publicado na Revista Mundo Java (atualmente MundoJ, fora de publicação), número 25.
Mineração de Dados em Java: Weka (2007)

Artigo Mineração de Dados em Java: Weka, publicado na Revista Mundo Java (atualmente MundoJ, fora de publicação), número 24.
Coleções e Aplicações (2005)

Material do mini-curso Coleções e Aplicações, organizado pelo antigo SJCJUG — Java Users' Group de São José dos Campos.
Programando Applets (2005)

Material do mini-curso Programando Applets, organizado pelo antigo SJCJUG — Java Users' Group de São José dos Campos.