Introdução à Programação Orientada a Objetos usando Java — Segunda Edição

icon

Esta página contém informações e material adicional para o livro Introdução à Programação Orientada a Objetos usando Java, Segunda Edição lançado como parte da Coleção Campus/SBC (Sociedade Brasileira de Computação), pela editora Elsevier em 2013.

Material complementar:

Não existe uma lista de respostas aos exercícios: as respostas devem ser procuradas pelos estudantes, com apoio de professores, monitores ou dos próprios colegas.

A maioria dos exercícios permite mais de uma resposta, e apresentar uma das possíveis soluções não quer dizer que outras não estejam corretas (contanto que, claro, resolvam o problema de acordo com as condições apresentadas). Para facilitar o estudo individual, a maioria dos exercícios pode ser resolvida adaptando ou modificando código já apresentado no livro ou a partir de soluções para problemas mais simples.

Introdução à Visualização de Grafos com a API JUNG (2011)

icon

Artigo Introdução à Visualização de Grafos com a API JUNG, com André Grégio, publicado na Revista Mundo Java (atualmente MundoJ, fora de publicação), número 50.

Introdução à Representação e Análise de Grafos com a API JUNG (2011)

icon

Artigo Introdução à Representação e Análise de Grafos com a API JUNG, com André Grégio, publicado na Revista Mundo Java (atualmente MundoJ, fora de publicação), número 49.

Resolvendo Sudokus em Java (2011)

icon

Artigo Resolvendo Sudokus em Java, publicado na Revista Mundo Java (atualmente MundoJ, fora de publicação), número 48.

Treinamento em Programação Orientada a Objetos usando Java (2010)

icon

Treinamento ministrado no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer.

Objetivo: capacitar funcionários e bolsistas no desenvolvimento de sistemas na linguagem Java, usando o paradigma de programação orientada a objetos, com ênfase no desenvolvimento de sistemas para processamento de dados genéricos.

Ementa:

Introdução ao Desenvolvimento de Jogos em Java (2009)

icon

Material do mini-curso Introdução a Desenvolvimento de Jogos em Java, ministrado na Unifesp de São José dos Campos em 2009.
Baixe também o código completo dos exemplos.
Se usar este material por favor cite-o: BibTex.

10 Coisas que Odeio em Java (2009)

icon

Apresentação na XIX Semana da Computação da UNESP de São José do Rio Preto em 2009.
Se usar este material por favor cite-o: BibTex.

Programação de Aplicações Gráficas em Java (2009)

icon

Material do mini-curso Programação de Aplicações Gráficas em Java, ministrado na XIX Semana da Computação da UNESP de São José do Rio Preto em 2009.
Se usar este material por favor cite-o: BibTex.

Programação de Computadores e Robocode (2008)

icon

Material do mini-curso Programação de Computadores e Robocode (preparado para apresentação em um evento para proessores do ensino médio).

Usando a API Batik — Criando gráficos vetoriais em SVG (2008)

icon

Artigo Usando a API Batik — Criando gráficos vetoriais em SVG de forma programática, publicado na Revista Mundo Java (atualmente MundoJ, fora de publicação), número 28.

Introdução à Programação de Aplicações Científicas em Java (2007)

Criando um Telescópio Virtual usando Java (2007)

icon

Artigo Criando um Telescópio Virtual usando Java, publicado na Revista Mundo Java (atualmente MundoJ, fora de publicação), número 25.

Mineração de Dados em Java: Weka (2007)

icon

Artigo Mineração de Dados em Java: Weka, publicado na Revista Mundo Java (atualmente MundoJ, fora de publicação), número 24.

Coleções e Aplicações (2005)

icon

Material do mini-curso Coleções e Aplicações, organizado pelo antigo SJCJUG — Java Users' Group de São José dos Campos.

Programando Applets (2005)

icon

Material do mini-curso Programando Applets, organizado pelo antigo SJCJUG — Java Users' Group de São José dos Campos.